Período de submissão: 01/03 a 31/03/2023
A submissão de propostas de Grupos Temáticos poderá ser feita por pesquisadores doutores ou por pesquisadores mestres em parceria com doutores. Cada GT poderá ter um ou dois proponentes. No caso de GT proposto por dois pesquisadores, apenas um dos proponentes deve realizar a submissão da proposta. Os proponentes poderão submeter apenas 01 (um) GT no evento.
Para avaliação e aprovação do GT, os professores coordenadores deverão submeter uma proposta ao e-mail: submissaoseliv@gmail.com(e-mail EXCLUSIVO para submissão de propostas de GT). As propostas devem conter título, resumo (de 200 a 500 palavras), titulação dos proponentes e instituição (conforme modelo aqui).
Os GTs propostos serão avaliados pela Comissão Científica do evento. Finalizadas as avaliações, será divulgada a relação de todas as propostas aprovadas. Em seguida, serão abertas as inscrições de Comunicações Orais (CO) nos Grupos Temáticos e, a partir dessa etapa, os coordenadores de GTs passarão a integrar a Comissão Científica, cabendo a eles as seguintes funções:
A avaliação dos GTs submetidos ocorrerá no decorrer do mês de abril. A Comissão Organizadora solicita aos proponentes que aguardem o retorno do processo avaliativo.
Período submissão: de 02/05/23 a 25/07/23
Os proponentes de comunicações orais (Cos) deverão possuir doutorado, mestrado, especialização ou graduação completa. Alunos de graduação podem enviar trabalho em parceria com o orientador, sendo este o coautor. Podem submeter uma CO até dois (02) autores, sendo que cada pesquisador só pode submeter um (01) trabalho como autor principal.
A inscrição com submissão de CO ocorre por meio de um GT, para tanto, os proponentes de CO precisam ler as propostas dos GTs disponíveis e observar em qual delas melhor se enquadra sua pesquisa (consulte os resumos de cada GT clicando nos títulos listados no final desta página). A inscrição se dará a partir do envio de um resumo (entre 150 a 300 palavras), juntamente ao título da pesquisa e aos nomes dos pesquisadores. A avaliação de cada trabalho de CO será realizada pelos coordenadores de GT. A carta de aceite será enviada por e-mail.
Os GTs nortearão as comunicações, incluindo as dos proponentes-coordenadores. Cada comunicação terá a duração de 15 minutos. A dinâmica de apresentações, organização de ordem de trabalhos e momentos de interação serão estabelecidos pelos coordenadores, em cada GT. Só receberão certificado os autores presentes. As apresentações ocorrerão das 14h30 às 16h, no Instituto Federal, em salas a serem divulgadas oportunamente.
Resumo: Texto entre 150 e 300 palavras, em um único parágrafo. A redação deve ser feita com frases curtas e objetivas, organizadas de acordo com a estrutura do trabalho, dando destaque a cada uma das partes abordadas, assim apresentadas: Introdução - informar, em poucas palavras, o contexto em que o trabalho se insere, sintetizando a problemática estudada. Objetivo - deve ser explicitado claramente. Fundamentação Teórica – indicação da área ou da perspectiva teórica na qual o estudo se respalda, evitando citações diretas. Métodos - destacar os procedimentos metodológicos adotados. Os trabalhos de natureza quantitativa devem apresentar resultados numéricos, assim como seu significado estatístico. Resultados – iniciais, parciais ou totais, a depender da etapa da pesquisa. Conclusões - destacar as conclusões mais relevantes e/ou os estudos adicionais recomendados. Descritores: 5 palavras-chave separadas por vírgula.
Para consultar o resumo e os coordenadores de cada Grupo Temático, basta clicar no título do GT
Período de submissão: 02/05 a 25/07/2023
Esta modalidade de participação está destinada à apresentação de trabalhos em andamento ou concluídos, de estudantes de graduação ou de ensino médio, orientados por um docente, que deverá estar indicado na inscrição. Cada expositor de pôster só pode submeter um (01) trabalho.
A inscrição com submissão de pôster ocorre por meio do envio de um resumo (entre 150 a 300 palavras), juntamente ao título da pesquisa e ao nome do pesquisador e do orientador. A avaliação de cada resumo será realizada pela comissão científica da organização e a carta de aceite será enviada por e-mail.
Os pôsteres deverão ficar expostos das 14h30 às 16h00, no Instituto Federal, em local específico destinado a essa modalidade, demarcado no dia do evento. Os expositores passarão por avaliação durante esse período, condição para receberem o certificado. Respeitando a capacidade física de nossa instituição, foi estabelecido o número de 30 (trinta) pôsteres.
Modelo de Pôster (ppt)