EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA REDE TECNOLÓGICA: INTEGRANDO LÍNGUAS E ARTES

Coodenadoras

• Viviane Cristina Garcia de Stefani
  • Emanuela Francisca Ferreira Silva

Dentre as demandas e desafios da Rede Federal está a de fazer educação e fazer ciência, além de atuar cada vez mais de forma interdisciplinar. Destarte, tendo como premissa a Alfabetização Científica como possibilidade de inclusão social (CHASSOT, 2003) - uma vez que não somente promove a facilitação do entendimento do mundo, mas ajuda a transformá-lo em algo melhor – o objetivo deste Grupo Temático (GT) é promover o diálogo entre professores-pesquisadores cujas ações colaboram e mantenham como interface processos e estratégias que integram a arte (em suas mais diversas manifestações) ao ensino de línguas. Para tanto, receberá trabalhos em andamento ou já concluídos, bem como relatos de experiências, embasados em resultados de ações de ensino e aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira) que aliam arte, e que tenham sido fundamentados no educar pela pesquisa (DEMO, 1996), considerando o aluno como sujeito em sua subjetividade, ser social, político, histórico e crítico. Os trabalhos enviados devem contribuir para um maior aprofundamento do tema proposto. Outros temas podem unir-se a este, desde que alinhados aos objetivos do GT. Tomamos como aporte teórico as ideias de Pedro Demo (2010) sobre educação e alfabetização científica, para o qual “produzir conhecimento pode ser exercício educativo quando se conjugam método e cidadania”. As proponentes do GT, ambas professoras e pesquisadoras da área de línguas de dois institutos federais de diferentes estados brasileiros, entendem que unir conteúdos de línguas e artes contribui para uma maior inserção do aluno na compreensão do mundo em que vive, e consequentemente na sua atuação nele como cidadão crítico e participativo. Nessa perspectiva, este GT receberá trabalhos da área de Linguagens, sobretudo línguas e artes, de todos os níveis de ensino, que trabalhem a perspectiva da educação científica na Rede Tecnológica.

Submissões encerraram-se em 25 de Julho de 2023 às 23:59