Presenças confirmadas

Sobre o evento

O Seminário de Educação de Campos do Jordão, SECJO, do Instituto Federal de São Paulo, Campus de Campos do Jordão, é um evento que busca divulgar o conhecimento científico produzido sobre a pedagogia enquanto ciência da educação, bem como discutir a formação e o trabalho do pedagogo. Além disso, o SECJO almeja estimular a troca de conhecimentos e experiências entre professores e alunos de diferentes cursos de pedagogia, de diferentes regiões do país.

É muito importante que os futuros e atuais pedagogos, professores e pesquisadores da Serra da Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba possam contar com a contribuição do IFSP, com propostas que lhes ofereçam subsídios para a prática e a reflexão sobre a Educação em geral e a Pedagogia, em particular.

O tema delimitado para o I SECJO é: “Pedagogia, formação e trabalho do pedagogo”. O objetivo desse tema é possibilitar reflexões profundas e sistemáticas a respeito da formação e trabalho do pedagogo. Esse tema é de grande relevância visto que, desde 2006, com a Resolução CNE/CP n. 01/2006, os cursos de pedagogia no país vêm perdendo sua identidade enquanto lócus do estudo do fenômeno educativo e da formação do especialista em educação, e assumindo tarefas cada vez mais pragmáticas e baseadas na lógica da formação aligeirada de professores para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com um dos maiores estudiosos da Pedagogia no Brasil, o professor José Carlos Libâneo, a referida lei, pela precária fundamentação teórica com relação ao campo conceitual da pedagogia, pelas imprecisões conceituais e pela desconsideração dos vários âmbitos de atuação científica e profissional, está fundada em uma concepção simplista e reducionista da pedagogia e do exercício profissional do pedagogo (LIBÂNEO, 2006). Portanto, são necessários mais debates, estudos e pesquisas que resgatem o verdadeiro sentido da Pedagogia enquanto ciência da Educação.

Ser pedagogo significa ser “especialista em educação”, pois o objeto de estudo da Pedagogia é a própria “educação”. Portanto, os idealizadores do SECJO concebem a pedagogia como o espaço privilegiado do estudo do fenômeno educativo em todas as suas dimensões e formas.

Na sua primeira edição, o SECJO almeja oferecer aos docentes e discentes participantes a possibilidade de atuarem como interlocutores em palestras, mesas-redondas, oficinas, além de apresentarem suas pesquisas no formato de pôster (graduandos) ou comunicação oral (pós-graduandos).

Nosso desejo é contarmos com grandes estudiosos da Educação. Nesse sentido, fizemos o convite para pesquisadores renomados no estudo da pedagogia.

Nossa expectativa é a de que o evento se desenvolva e se torne um marco na discussão sobre a Educação e a Pedagogia, envolvendo professores universitários, professores EBTT, docentes da Educação Básica, pedagogos de todos os níveis e modalidades de ensino e, é claro, estudantes dos mais diferentes cursos de pedagogia.