Vem aí a 2ª edição do SELIV
"Língua, Literatura e Ensino: diálogos acadêmico-pedagógicos"
EVENTO GRATUITO

Presenças confirmadas:

  • Professor José Luiz Fiorin (USP)
  • Professor Marcello Marcelino (UNIFESP)
  • Professora Eliete Silveira (UFRJ)
  • Professor Antonio Ferreira (CAP-UFRJ)
  • Professora Renata Philippov (UNIFESP)
  • Professor Orlando Vian Jr. (UNIFESP)
31 de agosto de 2019

Sobre o evento

Dentre as missões dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, está a de orientar os processos de formação com base nas premissas da integração entre Ciência, Tecnologia, Trabalho e Cultura; além da missão de desenvolver a capacidade de investigação científica como dimensão essencial à manutenção da autonomia e dos saberes necessários à atuação profissional, traduzida nas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Nesse sentido, o Seminário de Estudos Linguísticos do Vale Paraíba – SELIV – é um evento, já em sua segunda edição, promovido pelo IFSP, câmpus de Campos do Jordão, que busca contribuir para a formação inicial e continuada de professores e alunos das áreas de línguas e educação. É muito importante que os futuros e atuais professores e pesquisadores de toda a região possam contar com a contribuição do IFSP, com propostas que lhes ofereçam subsídios para a prática e o processo de reflexão pessoal acerca do ensino e da língua em si.

O tema delimitado para o II SELIV foi: “Língua, Literatura e Ensino: diálogos acadêmico-pedagógicos”. O objetivo é possibilitar que ações da prática didática possam se relacionar com as de pesquisa, pressupondo a visão de que todo professor pode e deve ser um pesquisador ativo e participativo.

Ser docente é uma atividade que exige constante reflexão e pesquisa, a fim de que o processo educativo possa ser significativo e de qualidade para toda a comunidade escolar. O conhecimento do professor e o modo como ele atua em sala de aula interferem diretamente na formação integral do aluno, na formação do cidadão. Faz parte desse processo o modo como o profissional entende as concepções de língua, escrita, leitura e literatura, que são noções complexas e conectadas com as constituições do próprio sujeito. Essas questões, abordadas por diferentes ângulos e linhas teóricas, precisam encontrar espaço para serem debatidas e aprimoradas, tendo em vista nosso objetivo maior, a saber, alcançar uma educação de cada vez mais qualidade oferecida aos nossos alunos. Daí a ideia do SELIV, um encontro que pode proporcionar um ambiente rico em interlocuções.

Destacamos sempre o léxico “formação”, em contradição ao que se veicula comumente como “capacitação” ou “treinamento”. Conforme apontado por Orlandi (2014, p.167), formar implica construir o conhecimento e saber necessários para “constituir-se em uma posição de sujeito que possa discernir, e reconhecer, os efeitos de sua prática na formação social de que faz parte”. Tanto alunos quanto professores bem formados são capazes de se posicionar criticamente diante da sociedade, de acordo com a posição social em que estiverem inscritos. Já “capacitação” e “treinamento” produzem sentidos de uso de técnicas, como se o conhecimento fosse algo passível de ser sistematizado, formatado, produzido para um determinado fim. A proposta de realização do II Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba – II SELIV vai ao encontro dessa compreensão de formação.

Ademais, o seminário também se alinha ao objetivo do IFSP de consolidar uma práxis educativa que contribua para a inserção social, a formação integradora e a produção de conhecimento. No que diz respeito à proposta de atividades que visem à integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, o II SELIV se configura como uma ação de Extensão, uma práxis educativa, cujo objetivo principal é a formação integradora docente. Para além disso, busca atender à demanda de formação acadêmica, científica e cultural de docentes e discentes de línguas da região, contribuindo, assim, para a qualidade do ensino de língua materna e línguas estrangeiras nas escolas de educação básica do Vale do Paraíba.

Em 2017, tivemos a primeira edição do SELIV, cuja temática foi: “Língua, Discurso e Cultura: reflexões sobre o ensino na sala de aula contemporânea”. O evento contou com a participação de 150 professores e alunos da região e trouxe palestrantes renomados como Marcos Bagno (UnB), Manoel Luiz Gonçalves Corrêa (USP), Norma Goldstein (USP), Sandro Luis da Silva (Unifesp), Mercedes Sebold (UFRJ), dentre outros grandes educadores da área. O seminário ofereceu aos docentes e discentes participantes a possibilidade de atuarem como interlocutores em palestras, mesas-redondas, minicursos, além de apresentarem suas pesquisas, no formato de pôster ou comunicação oral.

A segunda edição do SELIV acontecerá no dia 31 de agosto de 2019 e já tem como presenças confirmadas pesquisadores como: José Luiz Fiorin (USP), Eliete Silveira (UFRJ), Renata Philippov (Unifesp), Marcelo Marcellino (Unifesp), Antônio Ferreira (CAP-UFRJ) e Orlando Vian Jr (Unifesp).

Nossa expectativa é a de que o evento possa se fortalecer cada vez mais, contando com a adesão dos profissionais da educação dos institutos federais e de outras unidades de ensino da região.