III Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba

O Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Campos do Jordão, promove, em caráter bianual e de modo totalmente gratuito, o Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba (SELIV). O intuito principal é o de fomentar pesquisas, discussões e reflexões acadêmicas com vistas à formação de professores e pesquisadores. O evento é destinado a docentes-pesquisadores, estudantes e todos os profissionais da área de Línguas, Literatura, Linguística, Linguística Aplicada, Estudos da Linguagem e Educação.

Inicialmente, o seminário tinha como prioridade a região do Vale do Paraíba, São Paulo, mas logo a proposta foi acolhida pela ampla comunidade docente e acadêmica de diversas partes do Brasil. Entendemos que a qualidade da proposta e todas as atividades ofertadas têm classificado o SELIV como uma forma de rico diálogo, um espaço democrático para o ensino-aprendizagem, uma maneira de formação continuada e um instrumento de posicionamento e resistência em meio à crescente precarização da ciência e da educação em nosso país.

Buscamos a diversidade de temas e convidados-referência em suas respectivas áreas de pesquisa. Dentre os temas já abordados, tivemos, em sua primeira edição, Língua, Discurso e Cultura: reflexões sobre o ensino na sala de aula contemporânea; e na segunda edição, Literatura e Ensino: diálogos acadêmicos pedagógicos. O SELIV também já contou com presenças como as de Marcos Bagno (UnB) e José Luiz Fiorin (USP), para conferências de abertura, além de tantas outras advindas de grandes universidades brasileiras, como UFRJ, Unicamp e Unifesp.

Nesta terceira edição, a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2021, o SELIV propõe para discussão o tema Múltiplas Leituras: entrelaçamentos em Linguagens, Literatura e Educação e contará com a conferência de abertura do Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho (USP). Muitos outros pesquisadores já confirmaram a presença, conforme nossa programação, oferecendo suas notáveis contribuições para todos aqueles que buscam formação sólida em um momento agradável de importantes trocas.