Profa. Dra. Amanda Maria Bicudo de Souza

Graduada em Letras com habilitação em Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pelas Faculdades Integradas Teresa D Ávila (2005), especialista em Língua Inglesa (2014) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2010), Doutora em Ciências da Linguagem pelo programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na Universidade do Vale do Sapucaí (2020). Atualmente é professora na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), lecionando Inglês de Aviação e Inglês Geral para os futuros sargentos de Aeronáutica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Inglês instrumental, leitura e interpretação de texto, gramática, gêneros discursivos; leitura e escrita em LE (Língua Estrangeira), análise de discurso, formações imaginárias, memória discursiva

Profa. Dra. Carolina Moya Fiorelli

Graduada em Letras Inglês-Português pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP-FCLAr) em 2012, mestra (2017) e doutora (2022) em Linguística e Língua Portuguesa também pela mesma instituição. Atualmente é professora substituta do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) da cidade de Campos do Jordão, lecionando inglês e português para os cursos de Ensino Médio, Técnico e Superior da instituição. Tem experiência nas áreas de: Inglês para Fins Específicos e Fins Acadêmicos, Tradução Pedagógica, Leitura e Produção de Texto, Ensino de Português Língua Não Materna, em especial Português Língua de Acolhimento para contextos de imigração.

Me. Erliandro Felix Silva

Eu sou negro, surdo e baiano, e atualmente trabalho como servidor técnico-administrativo em educação, na função de assistente de aluno, no Instituto Federal de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba (IFSP-ITQ). Sou mestrando no programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre (IFRS-POA), e membro do grupo de pesquisa Ubuntu da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do grupo de pesquisa de Compreensão e produção escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e perspectivas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Além disso, sou licenciado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tecnólogo em Logística e bacharel em Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul (UCS). Possuo especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Libras pela Faculdade Futura (FUTURA) e em Educação Especial, Educação Inclusiva e Libras (ESTRATEGO). Também sou mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Tenho experiência como professor substituto de Libras na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande).

Prof. Dr. Jorge Rodrigues de Souza Junior

Doutor em Letras pela USP e Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP, é professor do IFSP campus São Paulo, desde 2014, onde atua como docente de língua espanhola e de disciplinas na área de Linguística. Nessa instituição é representante da Assessoria de Relações Internacionais no campus São Paulo e coordenador do Centro de Línguas desse campus. Atua na área de ensino de espanhol para brasileiros, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Língua Espanhola, Análise do Discurso Materialista, Glotopolítica e Decolonialidade do saber. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) por duas gestões: (2016-2018) e (2018-2020). Foi presidente da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), gestão 2020-2022 e atualmente é o primeiro-secretário dessa associação, na gestão 2022-2024.

Me. Paula Aparecida Diniz Gomides

Licenciada em Pedagogia (Libras-Língua Portuguesa) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Meus principais interesses de estudo situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes vinculados a programas de Pós-Graduação Internacionalizados, em meio às práticas de letramento acadêmico que podem ser percebidas no ensino superior, bem como, as relações de poder existentes neste campo. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade, da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Atualmente trabalho com as questões pertinentes às demandas estabelecidas à programas de pós-graduação como uma política de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores destes processos e/ou educação de surdos no Brasil sob a perspectiva do ensino bilíngue (Português - LIBRAS).

Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo

Doutor em Letras (2011) pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas orientadas à articulação entre linguagem, cognição e discurso. Atua, principalmente, no campo da Análise Crítica do Discurso, na interface com a Linguística Sistêmico-Funcional, com a Linguística Cognitiva e com a Teoria da Argumentação; e na área de Linguística Aplicada, pensando na articulação entre gramática e textualidade, por meio de um olhar amparado pelas perspectivas cognitivo-funcional e discursivo-textual. Atualmente, participa como pesquisador dos projetos "História do Português Paulista" e "História do Português Brasileiro", é o primeiro líder do "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP" (NEAC-USP) e membro dos grupos de pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD) e "Grupo de Estudos do Discurso da USP" (GEDUSP), além de ser um dos editores da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A) e da Revista Linha DÁgua. Integra também o Grupo de Trabalho da ANPOLL sobre "Argumentação". Paulo Roberto Gonçalves Segundo é professor doutor adjunto em Filologia e Língua Portuguesa, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Rita von Hunty

Rita von Hunty é a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Com formação em Artes Cênicas pela UNIRIO e Língua e Literatura Inglesa pela USP, Rita conduz – através dos Estudos de Cultura- discussões com seu público sobre temas sociais com horizonte emancipatório radical. Rita tem atuado no cinema, no teatro, na TV e no Youtube com o canal Tempero Drag além de seus trabalhos como colunista na Carta Capital e vídeo colunista em uma série de outros meios.

Profa. Ma. Tainara Lucia Corrêa de Matos

Graduada em Letras Português/Espanhol pela UNESP de Araraquara em 2019 e mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição, com foco em ensino e aprendizagem de línguas. É uma das autoras do livro didático “Tirando de Letras: português brasileiro para estrangeiros” (Editora Letraria, 2021) e atualmente atua como professora de Português como Língua Estrangeira. Tem experiência nas áreas de ensino de português e espanhol, criação de material didático, capacitação para o Exame Celpe-Bras e Português como Língua de Acolhimento em contextos migratórios.

Prof. Dr. Tiago Machado de Jesus

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2013). Pesquisador na área de História da Arte Contemporânea e suas relações críticas com o campo histórico-cultural do século XX e XXI, com ênfase na História das Exposições. É professor de História no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Prof. Dr. Valmir Luis Saldanha da Silva

Valmir Luis Saldanha é graduado em Letras, fez mestrado e faz doutorado em Estudos Literários na UNESP de Araraquara. É professor efetivo no IFSP-Campos do Jordão e tem especialização no programa Innovation in Teaching de Laspau/Harvard (EUA). Autor de materiais didáticos para diversas instituições de ensino, é pesquisador ativo do GEAL, Grupo de Pesquisa em Antropologia Literária, da UFPB, e do LLE, Grupo de Pesquisa Língua, Literatura e Educação, do IFSP. É autor ainda do livro In.cor.rentes (2022, Toma Aí Um Poema). Seu trabalho aborda principalmente as questões identitárias na leitura literária, com foco na literatura negrobrasileira.