INTERCÂMBIOS VIRTUAIS COMO IMPULSIONADORES DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: EXPLORANDO INVESTIGAÇÕES SOBRE O TEMA

Coordenadoras:

  • Laura Rampazzo
  • Aline Fernandes da Silva Renó

O grupo temático Intercâmbios virtuais como impulsionadores da aprendizagem de línguas e culturas: explorando investigações sobre o tema convida professores e pesquisadores a apresentarem suas iniciativas e a discutirem suas propostas no âmbito do ensino-aprendizagem de língua estrangeira com o uso das ferramentas digitais, de forma telecolaborativa. Intercâmbios virtuais têm se tornado um instrumento cada vez mais utilizado em contextos educacionais para a promoção de línguas e culturas enquanto estudantes geograficamente distantes encontram-se virtualmente (ver Leone, 2019; O'Dowd e Lewis, 2016; O'Dowd, 2018; Telles, 2006; Vinagre e González-Lloret, 2018, entre outros). Cuidadosamente planejados a partir da colaboração entre educadores dos países envolvidos (Cavalari e Aranha, 2019; Lopes et al., 2022), tais intercâmbios envolvem o protagonismo discente conforme, juntos e autonomamente, os aprendizes trabalham a fim de alcançar um propósito comum (Sadler e Dooly, 2016). Na sala de aula de línguas, essas iniciativas vêm sendo exploradas há quase três décadas (Warschauer, 1996) e, reconhecidamente, colaboram para que os participantes desenvolvam suas habilidades comunicativas na língua estrangeira, ampliem seus conhecimentos de outras culturas e superem estereótipos (ver O'Dowd, 2021, por exemplo). Partindo do entendimento de que contextos de intercâmbio virtual constituem um profícuo lócus para a investigação científica sob diversas perspectivas teóricas, este grupo de trabalho objetiva promover um diálogo entre os estudos que se voltem ao desenvolvimento de tais iniciativas nos diversos níveis de ensino - fundamental, médio, técnico e superior. Este grupo de trabalho considera, sobretudo, estudos que envolvam a promoção de intercâmbios virtuais e práticas telecolaborativas para a aprendizagem de línguas, mas também recebe propostas que explorem o uso de recursos digitais para fins de aprendizagem de línguas e trocas culturais na sala de aula. O GT se configura como um espaço dedicado à apresentação de propostas, estratégias, relatos de experiência e resultados de pesquisas sobre o tema.

Submissões encerraram-se em 25 de Julho de 2023 às 23:59