FORMAÇÃO DE PROFESSOR: ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA EM PAPEL E TELA

Coordenadores

• Ana Elvira Luciano Gebara
  • Sandro Luis da Silva

Em pleno século XXI, ainda há necessidade de se pensar e repensar os materiais didáticos e seu papel na prática pedagógica e sua importância para a formação - inicial e continuada - do professor (GARCIA, 1999; TARDIF, 2014; IMBERNÓN, 2001), e o ensino de Língua e Literatura dada a diversidade de formas e concepções em que esses materiais circulam no espaço escolar. Existem vários estudos e pesquisas sobre esse tema (CORACINI, 2016; BUNZEN, MENDONÇA, 2022; BUNZEN, 2020), os quais buscam descrever e analisar as concepções de língua e linguagem. No entanto, pesquisas acadêmicas que relacionem diretamente a formação do professor com o uso do material didático na prática pedagógica para o ensino de língua materna ainda são escassas. Muitos desses trabalhos apresentam as falhas e as lacunas existentes na dinâmica entre formação e material didático, sobretudo no que diz respeito ao envolvimento do professor ou do futuro professor para a associação entre teoria e prática. O mesmo pode ser dito em relação aos materiais (sempre em menor número) de ensino de literatura que insistem no estudo da história literária (COSSON, 2020; DURÃO, 2020). A partir dessas considerações, nossos estudos partem da questão do duplo percurso dessa formação nos momentos de aplicabilidade em sala de aula: o professor, ao se apropriar do material, apresenta-se como autor (MAINGUENEAU, 2008; FOUCAULT, 2001, CHARTIER, 2012), ampliando as possibilidades do trabalho com atividades de língua e literatura a partir de seu envolvimento nesta prática. Neste grupo temático (GT), temos como objetivo discutir a relevância desses materiais em diversos suportes, buscando categorias que permitam explicitar o seu papel na formação - inicial e/ou continuada - do professor. Este GT acolherá os trabalhos cujo tema esteja envolvido com a interface formação de professor e ensino de língua e literatura no exame e na proposta de materiais didáticos.