INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Coodenadora

• Amanda Maria Bicudo de Souza

Os contextos de ensino de inglês para fins específicos (IFE) têm sido cada vez mais amplos e englobam áreas de conhecimento distintas. O professor de língua inglesa, inserido nessas condições de produção, tem se desafiado e, ao mesmo tempo, descoberto inúmeras possibilidades de trabalho e desenvolvimento das habilidades enunciativas de seus alunos. Nesse sentido, o presente grupo de trabalho (GT) tem como objetivo reunir pesquisas que tratem do ensino de inglês em contextos específicos (proposta IFE) e colocar em diálogo tais trabalhos, abrindo espaço para partilha de práticas pedagógicas bem sucedidas, bem como para a discussão da noção de Inglês para fins específicos adotada por teóricos e docentes da área, focando nas implicações, causas e consequências trazidas por esses estudos, bem como na produção de material didático para IFE e suas principais ferramentas em nosso contexto atual. Serão aceitas, também, pesquisas que abordem a análise de necessidades (Needs Analysis) de alunos envolvidos em propostas de IFE. Tomamos como embasamento teórico a noção de ESP (IFE) abordada por Dudley-Evans e St-John (1998); Howatt (1984) e Hutchinson e Waters (1987) e a noção de Análise de Necessidades (Needs Analysis – NE) proposta por West (1994). No entanto, aceitamos, também, pesquisas que tenham bases teóricas distintas das supracitadas, mas que estejam dentro do tema proposto no GT.