PCI E A RELAÇÃO COM A PESQUISA ACADÊMICA

Coordenadoras:

• Edilene Gasparini Fernandes
  • Tálita Suelen de Oliveira Guarino

Esse grupo de trabalho pretende englobar duas experiências com PCIs (Projetos colaborativos internacionais) surgidas entre 15 Fatecs e a Universidade de Yerevan, na Armênia. Na primeira versão do PCI, em março/maio de 2022, 7 Fatecs com grupos de 5 alunos cada foram lideradas por 1 professor em cada grupo. Tais grupos, foram mentorados por alunos pré-graduandos em Linguística da Universidade de Yerevan. Os mentores trabalharam com temas comuns ao ensino de línguas, privilegiando a conversação. Na segunda versão do programa, em fevereiro/março de 2023, 8 Fatecs se reuniram com outros mentores armênios, mas dessa vez, para exercitarem a conversação por meio de WebQuests. A fonte dessa atividade partiu de uma página criada na Fatec Rio Preto por alunos e professora em Regime de Jornada Integral. Webquests são desafios e foram usadas para incentivar o uso da língua enquanto os alunos buscavam por soluções aos desafios apresentados no início da tarefa. Como base teórica de trabalho, utilizamos a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) para refletir sobre a importância do ensino baseado na gamificação, ou na fuga aos métodos tradicionais do ensino de línguas. A teoria sobre mentoria (Callahan, 2016) nos levou a pensar sobre a relevância que os encontros proporcionaram aos alunos. Os armênios puderam exercer a função de ensinar, e os brasileiros praticaram a língua e ampliaram o conhecimento cultural. A condição dos armênios, pré-graduando em linguística, permitiu que eles exercessem o papel de professor em situação de ensino sem o apoio da sua língua mãe. Na segunda experiência de PCI, os graduandos armênios enfrentaram um desafio ainda maior, ou seja, ensinar inglês sem o apoio da língua mãe e dentro de um escopo que se mostrava totalmente novo, quais sejam, TI ou agronegócios. Quando nos enveredamos pelo uso das WebQuests, durante a segunda versão, estávamos, de certa forma, concretizando nossas crenças desenvolvidas no PCI anterior sobre a importância da interação lúdica, descontraída, que está relacionada com a base teórica envolvendo as WebQuests, a qual se origina com Bernie Dodge, em 1995 e Tom March, seu aluno. Nas duas versões de PCI, as experiências geraram reflexões que, por sua vez, motivaram publicações e incentivaram a pesquisa, sempre atentos ao suporte teórico que nos permitisse fugir do conceito de ensino-aprendizagem tradicional. Assim, esse grupo pretende reunir experiências e motivar pesquisa por meio das vivências com PCIs.