Programação Comunicações Orais
6 de Agosto de 2021 às 13:32
Confira a programação completa de cada GT pelos arquivos PDF abaixo.
Utilize os menus abaixo para navegar pelas Comunicações Orais.
Observe que devido à grande quantidade de submissões, alguns GTs foram divididos em duas sessões.
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Marta Deysiane Alves Faria Sousa
- Pedro Perini-Santos
Comunicações Orais:
A contribuição da abordagem speaker design para a constituição de amostra sociolinguística
- Caroliny Batista Massariol
Contato Linguístico: análise sócio-histórica do contato entre o pomerano e o português no distrito de Mata Fria, em Afonso Cláudio/ES.
- Luiza Pagotto Monteiro Nunes
- Edenize Ponzo Peres
Análise socioespacial dos contatos entre o português e o hunsrückisch em Boa Esperança, Marechal Floriano-ES
- Willian Lima de Moura
- Edenize Ponzo Peres
A história social do contato entre o hunsrückisch e o português em Todos os Santos, Guarapari-ES
- Yasmin dos Santos Dias
- Edenize Ponzo Peres
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Emanuelle Almeida
- Carla Salati Almeida Guirello-Pires
Comunicações Orais:
FATORES QUE INTERFEREM NA PRODUÇÃO DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
- Daniela Porto da Cunha
- Carla Salati Almeida Grirello-Pires
Estratégias favoráveis ao desenvolvimento da linguagem de uma jovem com T21 e comportamentos autísticos
- Giulia Castellani Boaretto
- Carla Salati Almeida Grirello-Pires
INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DA PERCEPÇÃO AUDITIVA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
- Jhenifer Vieira da Silva
- Carla Salati Almeida Grirello-Pires
A APRAXIA DE FALA NA CRIANÇA COM T21 SOB O OLHAR DA NEUROLINGUÍSTICA DISVURSIVA: UM ESTUDO DE CASO
- Laíse Araújo Gonçalves
- Carla Salati Almeida Grirello-Pires
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DE JOVENS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21 POR MEIO DE APLICATIVOS
- Rayana Thyara de Lima Rêgo Ladeia
- Carla Salati Almeida Grirello-Pires
O CONTO INFANTIL COMO INSTRUMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM T 21
- Simone Neri Da Silva
- Carla Salati Almeida Grirello-Pires
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Marcello Marcelino
- Telma Moreira Vianna Magalhães
Comunicações Orais:
PREPOSIÇÕES ÓRFÃS E RELATIVAS CORTADORAS NO INGLÊS E NO PORTUGUÊS: RESULTADOS COM BILÍNGUES UNIVERSITÁRIOS
- Ana Angélica da Silva Orlando
- Marina Rosa Ana Augusto
A dificuldade de aquisição do Present perfect por alunos brasileiros
- Giovanna Cordeiro Nunes
AQUISIÇÃO DE EXISTENCIAIS EM CONTEXTOS BILÍNGUES
- Marina Izar Verniano
Proposta de Design Experimental Piloto: a aquisição do artigo definido em inglês como L2
- Stefanie Martin
A abordagem CLIL como ferramenta no processo de aquisição de Língua Inglesa na escola pública
- Vivian Aparecida Barbalho Bastos
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Daniela Aparecida Vieira
- Diego Satyro
Comunicações Orais:
Variação Linguística da Língua Terena em Mato Grosso do Sul
- Adiane Quelri Valente França
PERCURSOS CONTEMPORÂNEOS DA LITERATURA: ENTRE EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS
- Quezia Stefani Fagundes Sena
Cineclube de educadores como ferramenta de resistir-expandir
- Sandra Santella de Sousa
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Fernanda Miranda da Cruz
- Caroline Paola Cots
Comunicações Orais:
Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Ana Caroline Lopes Gomes Guerra
- Fernanda Miranda da Cruz
Descrição e análise de repetições em interações de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista
- Larissa Gabriela Tavares Meira
A EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM E DA INTERAÇÃO SOCIAL NO TEA SOB A PERSPECTIVA DO AUTISMO EM PRIMEIRA PESSOA.
- Noely Alves Mendes Lima
AEE em tempos de Pandemia: estudo de interações de uma estudante com TEA e professora em formato remoto
- Rosana Kelly Baldan
- Fernanda Miranda da Cruz
ENGAJAMENTO CORPORIFICADO NA INTERAÇÃO ENTRE TERAPEUTA E CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
- Vitória Sellito de Melo
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Raquel Lima Silva Costa
- Ivana Soares Paim
Comunicações Orais:
DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS EXPRESSÕES
- Isadora Pascoalino Mariotto
- Poliana Bruno Zuin
Literatura e anime – um estudo preliminar sobre adaptação
- Michele Eduarda Brasil de Sá
Cinema, Língua e Literatura: uma trilogia na formação de professores e alunos
- Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso
Escritas femininas, narrativas e leituras de fronteira: literatura decolonial e literaturas migrantes
- Lilian Oliveira Beteto
- Marta Francisco de Oliveira
As Naus de António Lobo Antunes: Entre fantasmas e anti-heróis.
- Francilene Monteiro da Silva
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Silvana Silva
- Juciane dos Santos Cavalheiro
Comunicações Orais:
Articulação entre a Enunciação e a Logoterapia: considerações sobre um trabalho didático na área da Linguagem.
- Ivani Cristina Brito Fernandes
Os sentidos do gênero procedural na interação professor aluno com foco nas atividades de leitura
- Leonardo Figueredo Pavani
Formas de correção de textos de alunos: o bilhete orientador e a carta em uma abordagem empírica
- Jéssica de Oliveira Rodrigues Macedo
- Silvana Silva
OCORRÊNCIA DAS VARIANTES NÓS/A GENTE EM UMA CRÔNICA JORNALÍSTICA: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA
- Andresa Colares Xavier
- Juciane Cavalheiro
Estratégias interacionais do discurso publicitário veiculado em redes sociais e a formação do leitor nas novas mídias
- Denise Durante
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Edmilson José de Sá
Comunicações Orais:
ENTRE GANGORRAS E BURRICAS SE DIVERTE O PERNAMBUCANO: MARCAS SOCIODIALETAIS
- Edmilson José de Sá
JOGOS E BRINCADEIRAS INFANTIS NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESIGNAÇÕES PARA “PEGA-PEGA”
- Fernando Jesus da Silva
Léxico dialetal, etimologia popular e memória: estudo da forma Camisão na toponímia do município de Ipirá, Bahia
- Iago Gusmão Santiago
- Stephanne da Cruz Santiago
Os usos do pronome "você" em interações orais do Português do Brasil
- Ulisses Batista Thadeu Salvador
- Denise Durante
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Daiane Neumann
- Aroldo Garcia dos Anjos
Comunicações Orais:
A proposta metodológica para uma análise benvenistiana na literatura: Um estudo sobre língua e literatura em O Estrangeiro, de Albert Camus
- André Rodrigues da Silva
Significação e mistério: Georg Trakl e a Canção de Kaspar Hauser
- Aroldo Garcia dos Anjos
Canto e canção como manifestação discursiva: intersubjetividade e performatividade
- Bianca Czarnobai De Jorge
A constituição da subjetividade em The Witcher 3 Wild Hunt: um olhar para as narrativas digitais a partir da teoria benvenistiana
- Carolina Alves Peres
Língua-discurso e tradução: uma análise de O Assassinato de um Dente-de-Leão, de Alfred Döblin
- Jonatas Silva do Nascimento
- Aroldo Garcia dos Anjos
Escuta e tradução do ritmo na obra de Leonard Cohen
- Maurício Giordano
26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Silvia Helena Benchimol Barros
- Ewerton Gleison Lopes Branco
Comunicações Orais:
KD’s : alinhamento teórico em Estudos da Tradução por meio de um novo gênero digital
- Silvia Helena Benchimol Barros
- Ewerton Gleison Lopes Branco
Tik Tok, como ferramenta de ensino e aprendizagem.
- Walter dos Santos de Sousa
- Anderson Francisco Guimarães Maia
Aspectos culturais e linguísticos na análise de tradução de títulos de filmes de origem anglófona para lusófona
- Eliane Milena Noleto Silva
- Thays Lima Alencar
From the Graphic Novels to the Movie Screen: An Analytical and Comparative Study of the Film Adaptation V for Vendetta
- Abigail Marques Felicio
LEALDADE NA TRADUÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DE PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NATURAL PARA O TRADUTOR
- Lucas Meireles Tcacenco
27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Sandra Harumi Shiokawa de Simone
- Andréa Barros Carvalho de Oliveira
Comunicações Orais:
Práticas de letramento e literatura infantil: possibilidades durante a pandemia
- Raquel Franco Tassoni
- Poliana Bruno Zuin
Letramento como prática social de leitura e escrita
- Taciana Costa de Souza Fontão
- Vera Lucia Batalha de Siqueira Renda
LETRAMENTO MATEMÁTICO: Resolução de Problemas e Interdisciplinaridade
- Antonio Noel Filho
“É PRA COPIAR OU POSSO TIRAR FOTO?”: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA E USOS DE TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
- Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo
- Lázaro Eduardo da Silva
Deslocamentos e formas de representação de ensino-aprendizagem: uma nova realidade?
- Lucas Rodrigues Lopes
- Cátia Veneziano Pitombeira
VERBOVISUALIDADE EM TIRAS CÔMICAS: UMA ANÁLISE COM VISTA AO LETRAMENTO MULTIMODAL
- Francisco Pereira da Silva Fontinele
- Maria Angélica Freire de Carvalho
27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Rubens Lacerda de Sá
- Moisés Carlos de Amorim
Comunicações Orais:
LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA E ESCREVIVÊNCIAS EM CONTEXTO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTO MARIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
- Natacha dos Santos Esteves
- Wilma dos Santos Coqueiro
A escrita de Conceição Evaristo: memória e representações
- Wagner Santos Araujo
Lélia Gonzalez e Grada Kilomba: diálogos decoloniais educacionais.
- Helisa Vieira Magalhães
A ressemantização da literatura negra no Rio Grande do Sul
- Marcel Fernando da Silva
- Cassiana Grigoletto
Um olhar freiriano sobre "as vozes do sul": literatura e decolonialidade.
- Viviane Barbosa Rasga Aires
Literatura indígena: processos de identificação e gestos de leitura
- Amanda Maria Bicudo de Souza
- Tallyssa Oliveira Peninck
27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Renata Cristina Alves
- Marcos Antônio Rodrigues
Comunicações Orais:
O ensino de língua portuguesa em escola pública e periférica da cidade do Rio de Janeiro sob a perspectiva da sociolinguística variacionista
- Letícia Fionda Campos
QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENCCEJA: ANTES E APÓS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
- Fernando José Santos Araújo
- Renata Cristina Alves
CAMPOS DE ATUAÇÃO SOCIAL DE PRÁTICA DE LINGUAGEM NO CURRÍCULO PAULISTA: VIABILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Marcos Antonio Rodrigues
- Michelle Luengo Segantini
A produção de poemas a partir de imagens ilustradas: Afetos e humanização no ensino em tempos de pandemia
- Isadora Maria Geraldine Gomes
- Luzmara Curcino
27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Dennis Castanheira
- Aline Fernandes Menezes
Comunicações Orais:
O Romantismo em História em Quadrinhos: A Moreninha, Joaquim Manuel de Macedo, na sala de aula
- Thais Karoline Fragoso Caetano
- Eufrida da Silva
ENTRE VASOS DE BARRO E POEMAS DA TERRA: A LITERAPERFORMANCE EM PRÁTICAS DE LEITURAS ORAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- HISMALEI SANTOS DE OLIVEIRA
RELAÇÕES INTERTEXTUAIS E INTERSEMIÓTICAS ENTRE O LIVRO MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE E SUAS VERSÕES EM OUTRAS MÍDIAS
- Enio Gontijo de Lacerda
OS GÊNEROS DISCURSIVOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA REDE ESTADUAL PAULISTA
- Renata Cristina Alves
- Marcos Antonio Rodrigues
Linguagem e ideologia: imparcialidade, Parnasianismo e o gênero notícia
- Eliel Lins dos Santos Albuquerque
27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Eva Cristina Francisco
- Tania Regina Montanha Toledo Scoparo
Comunicações Orais:
A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE ROMANCE E FILME
- TÂNIA REGINA MONTANHA TOLEDO SCOPARO
TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E A CRÍTICA GENÉTICA
- Eva Cristina Francisco
Sikong Tu e uma tentativa de tradução para o português
- Ana Katryna Cabrini
Personagens pintadas, pinturas
- Hêmille Raquel Santos Perdigão
Linguística de Corpus e Tradução: um estudo sobre os vocábulos criativos em The Lorax
- Jamilly Brandão Alvino
27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Francisco Estefogo
Comunicações Orais:
A ARTE COMO LINGUAGEM EMANCIPATÓRIA EM PERÍODOS PANDÊMICOS
- Yasmin Cristine Santos da Silva
- Juliana Milani Barros
A Desigualdade Racial: um olhar crítico-reflexivo na escola.
- Fernanda Moreira da Silva
- Nicolas Assaf
O ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA ARGUMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS EMANCIPATÓRIOS
- Luiz Guilherme de Brito Arduino
- Danilo Passos Santos
27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Carolina Parrini Ferreira
- Litiane Barbosa Macedo
Comunicações Orais:
O livro didático de Língua Inglesa e possíveis readequações direcionadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca e da Interculturalidade
- Fernanda de Cássia Miranda
ULTRAPASSANDO AS FRONTEIRAS DOMINANTES: POR UM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DESTERRITORIALIZADO, DESCOLONIZADO E CRÍTICO
- Ewerton Batista Duarte
Representações Sociais da Leitura e da Escrita para Idosos e Idosas na Alfabetização
- Raimunda Gomes de Carvalho Belini
Sequências didáticas para o ensino de gêneros produzidos por sujeitos indígenas: um procedimento prático-pedagógico decolonial
- Amanda Maria Bicudo de Souza
- Elaine Cristina do Prado
Língua, cultura e identidade: estudo da comunidade quilombola do Cafundó
- Stefany de Lima Nascimento
- Eli Gomes Castanho
27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Claudia Fernanda de Campos Mauro
- Valmir Luis Saldanha da Silva
Comunicações Orais:
Umberto Eco: leitor de Dante e articulador de memórias
- Flávio Antonio Catalano
História e Heresia na narrativa de Umberto Eco
- Giovanna de Campos Mauro
Os enredos fantásticos de Luigi Pirandello
- Rafaela de Mattos
- Claudia Fernanda de Campos Mauro
Uso de videos do Youtube no ensino de Língua e Literatura Italiana
- Ivair Carlos Castelan
Entre língua e literatura: o trabalho com o texto literário em livros didáticos de italiano
- Vanessa Matiola
- Ionara Satin
A literatura contagiada pela epidemia
- Claudia Fernanda de Campos Mauro
27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Marcello Marcelino
- Telma Moreira Vianna Magalhães
Comunicações Orais:
A realização dos clíticos de terceira pessoa em produções escritas de brasileiros aprendizes de espanhol por instrução formal
- Lucas Henrique Ferreira da Silva
O MODO SUBJUNTIVO NA AQUISIÇÃO DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA
- Lisandra Lopes Silva dos Santos
Os bancos de dados linguísticos nos estudos de aquisição de L1
- Thais da Silveira Neves Araujo
- Vanessa Cristina Silva e Silva
A Noção de Parâmetro à Luz da Aquisição de Segunda Língua
- Rodnei dos Santos
O PARÂMETRO DO SUJEITO NULO EM DADOS ESCRITOS POR TIMORENSES: EVIDÊNCIAS DE DIFERENTES ESTÁGIOS
- Rogério de Oliveira Júnior
- Claudia Roberta Tavares Silva
27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Silvana Silva
- Juciane dos Santos Cavalheiro
Comunicações Orais:
Análise do Discurso Bakhtiniana: um caso político brasileiro
- Tayson Ribeiro Teles
A BIVOCALIZAÇÃO DO DISCURSO DA KU KLUX KLAN E A DEGRADAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA
- Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues
- Kelli Machado da Rosa
MILTON HATOUM: UMA VOZ POÉTICA CONTRA A “RETÓRICA DO ÓDIO”
- David Costa de Souza
- Juciane Cavalheiro
Uma análise da interdição no discurso da mulher em "A vida invisível de Eurídice Gusmão", de Martha Batalha
- Maria Ivanize Corrêa dos Santos
- Juciane Cavalheiro
Eu vou contar: o funcionamento do pré-construído em uma campanha para ouvir histórias de aborto
- Millaine de Souza Carvalho
- Luciana Iost Vinhas
DISCURSOS DE ÓDIO CONTRA INDÍGENAS GUAJAJARA
- João Yure Santos Silva
27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Daiane Neumann
- Aroldo Garcia dos Anjos
Comunicações Orais:
Saussure-Benveniste: dos princípios da língua aos princípios do discurso
- CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO
O valor linguístico e a significação em Saussure
- Pedro Henrique Alencar da Silva
- Camilla Pilotto Figueiredo
O DISCURSO COMO UM ÍNDICE GLOBAL DE SUBJETIVIDADE E REFERÊNCIA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA
- GIOVANE FERNANDES OLIVEIRA
RITMO NA LINGUAGEM: UMA ABERTURA TEÓRICA E UMA TRANSFORMAÇÃO DO TRADUZIR
- ANTONELLA ROMINA SAVIA VIDALES
Entre a testemunha e a palavra, o dever falar: o testemunho como objeto de uma Antropologia da Enunciação
- Santiago Bretanha
Estudo sobre a construção da significação de violência obstétrica nos discursos de gestantes e de médicas(os) obstetras
- Suelen Aires Böettge
27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Ana Paula Domingos Baladeli
Comunicações Orais:
Narrativas fílmicas como convite para o debate sobre as representações de docência
- Ana Paula Domingos Baladeli
A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DOCENTE E OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS SOBRE A MULHER NO FILME “O SORRISO DE MONA LISA”
- Patrícia Rodrigues Tomaz
27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Daniela Terenzi
Comunicações Orais:
Análise de termos técnicos, da área de manutenção de aeronaves, que possuem mesma tradução (em português) mas sentidos e/ou contextos de uso diferentes.
- Ana Beatriz Favaretto Moreno
- Daniela Terenzi
Glossário temático para estudantes e profissionais da aviação: resultado da pesquisa feita com nomes de danos estruturais
- Emily Migliato Cordeiro
- Daniela Terenzi
Análise de livros didáticos para ensino/aprendizagem de inglês para engenharia em relação às necessidades acadêmicas e profissionais dos engenheiros aeronáuticos
- Maria Claudia Bontempi Pizzi
- Marília Tavella de Souza Gabriel
ESTUDO E ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA AVIAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS NECESSIDADES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DOS MECÂNICOS DE AERONAVES
- Maria Claudia Bontempi Pizzi
- Mateus Cadei Rodrigues
27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Amanda Maria Bicudo de Souza
Comunicações Orais:
Língua, leitura e prática docente: análise das concepções teóricas e das formações discursivo-ideológicas da Política Nacional de Alfabetização de 2019
- Leandra Fernandes Lúcio
- Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho
Métodos, metodologias e suas aplicabilidades no ensino de línguas estrangeiras na contemporaneidade: distorções, convergências e interlocuções
- Enio Gontijo de Lacerda
Libras, Aprendizagem, Ensino: Conflitos linguísticos na inserção do surdo na educação
- Felipe de Oliveira Miguel
27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Ana Paula Albarelli
- Katiuscia Cristina Santana
Comunicações Orais:
Argumentação, comportamento verbal agressivo e dissenso em interações trílogues: a pugna dialético-política
- Ana Paula Albarelli
- Katiuscia Cristina Santana
Impolidez na rede social Facebook: a violência verbal contra a mulher instigada pelo discurso político.
- GABRIELA VIVIANA BARRUECO VALENZUELA
Interfaces da contra-argumentação em manuais escolares de Português para ensino médio
- Larissa Vieira de Cerqueira
- Maria Inês Batista Campos
O pathos no discurso jornalístico
- Letícia Fionda Campos
A ENCENAÇÃO ARGUMENTATIVA EM SERMÕES ORAIS DE PASTORES EVANGÉLICOS DE ALAGOAS
- Max Silva da Rocha
O ethos institucional no informe publicitário: o avesso das argúcias nas tramas camufladas.
- Zoroastro Pereira de Araujo Neto
- Maria Francisca de Oliveira Santos
27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- PEDRO PANHOCA DA SILVA
- MÁRCIO ROBERTO DO PRADO
Comunicações Orais:
A ilusão de agência no RPG
- Marcio Roberto Prado
- Natália Corbello Pereira
O uso pedagógico e inclusivo do Role-Playing Game (RPG)
- Luciano Gomes de Sousa
A Heterotopia Onírica em Stardew Valley
- Pedro Klein Garcia
A BÍBLIA EM CARTAS (DE BARALHO): UM ESTUDO DE CASO COM TEXTOS DE SABOR E LITERATURA
- Pedro Panhoca da Silva
- Daniel Calmon
27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Silvia Helena Benchimol Barros
- Ewerton Gleison Lopes Branco
Comunicações Orais:
O Entre-lugar e a tradução cultural: uma abordagem nas poesias de Adalcinda Camarão e Odete Semedo
- HEYDEJANE DA SILVA E SILVA NOGUEIRA
- Lucideyse de Sousa Abreu
MEME COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO
- Isla Hevelim Santos Almeida
- Ciléia Alves Menezes
Aspectos culturais e linguísticos na análise de tradução de títulos de filmes de origem anglófona para lusófona
- Eliane Milena Noleto Silva
- Thays Lima Alencar
Global e Local: desafios da Tradução no cenário multinacional
- Ana Karoliny Almeida Gomes
- Lucas Araújo de Oliveira
Tradução cultural de elementos da cultura judaica: um olhar sobre a literatura amazônica na obra de Paulo Jacob
- Isabella de Kássia Cordeiro Barbosa
- Camilo dos Santos Ramos
Considerações preliminares do processo tradutório de Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir, para o Espanhol
- Ivan Pereira de Souza
28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h
5 -ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA EM TEMPOS DE (PÓS)PANDEMIA
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- ANDERSON CRISTIANO DA SILVA
- Elizangela Patrícia Moreira da Costa
Comunicações Orais:
ANÁLISE DIALÓGICA E A VERBOVISUALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA
- ANDERSON SILVA
ASPECTOS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA DE PERSPECTIVA DIALÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO EF II
- Simone Carvalho do Prado dos Santos
- Renilson José Menegassi
Introdução ao Estágio Supervisionado em contexto de ensino emergencial remoto: uma análise dialógica
- Elizangela Patrícia Moreira da Costa
- Cláudia Graziano Paes e Barros
Leitura e produção acadêmica em cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná- Setor Litoral
- Rosangela de Oliveira Mendes
- Cláudia Garcia Cavalcante
Os gêneros discursivos em sequências didáticas: contribuições para o trabalho com leitura e escrita na sala de aula.
- Viviane Cristina de Sousa Gomes
- Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho
PROPOSTAS DIDÁTICAS DO PROJETO INTEGRADOR DA BNCC: A VERBOVISUALIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
- Maria Aparecida Marfori da Silva
Variedades linguísticas, vozes sociais, identidades: proposta de leitura do rap “Sementes”
- NICOLI ALVES PEREIRA
- Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho
28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Nirvana Ferraz Santos Sampaio
- Maria de Fátima de Almeida Baia
Comunicações Orais:
OBSERVAÇÕES NEUROLINGUÍSTICAS PARA QUESTÕES DE LINGUAGEM
- Iva Ribeiro Cota
- Nirvana Ferraz Santos Sampaio
Silêncio Acústico e Linguístico: Valor e sentido
- Débora Evelyn Macedo dos Santos Silva
- Nirvana Ferraz Santos Sampaio
A IMPORTÂNCIA DO MODELO DE EXEMPALRES PARA EXPLICAR A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES: A EMERGÊNCIA DAS PRIMEIRAS PALAVRAS
- Laís Rodrigues Silva Bockorni
- Maria de Fátima de Almeida Baia
O (DES)PREPARO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À CRIANÇA “DISLÉXICA” EM PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA: UMA QUESTÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA?
- Ana Ketilly Manhães Magalhães
- Nirvana Ferraz Santos Sampaio
SESSÕES DE MUSICOTERAPIA COM MÃES E BEBÊS: EXPLORANDO ASPECTOS RÍTMICOS E MELÓDICOS DA MÚSICA E DA FALA
- Maria de Fátima de Almeida Baia
- Ana Cristina Oliveira Santos
MÚSICA: O TORQUE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO SILÊNCIO
- Simone Maximo Pelis
- Nirvana Ferraz Santos Sampaio
A CATEGORIZAÇÃO NA INTERLÍNGUA DE SURDOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO PB ESCRITO
- Marcelo Meira Alves
- Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira
FOCO, FÉ E RITALINA: A BANALIZAÇÃO DO USO DE MEDICAMENTOS NA ROTINA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRÉ-VESTIBULANDOS
- Tamiles Paiva Novaes
- Alice Vasconcelos Silva
“Meu pai”: o envelhecimento patológico compreendido à luz da Neurolinguística Discursiva
- Érica Costa Rêgo
- Simone Maximo Pelis
28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Andressa Jove Godoy
- Fernando Stanzione Galizia
Comunicações Orais:
O LIVRO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO LIVRO “A VISITA” E SUAS POSSIBILIDADES
- Gabriele Damin de Souza
- Fabiana Giovani
LITERATURA INFANTIL E A MULTIMODALIDADE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
- Heloisa Aparecida Candido Miquelino
MULTILETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR JUVENIL EM TEMPOS PANDÊMICOS POR INTERMÉDIO DA POESIA
- Geovânia de Souza Andrade Maciel
- Eliane Ricarte Rodrigues
O lugar da adaptação na formação de leitores de literatura: o caso de Dom Casmurro adaptado para HQ
- Milena de Andrade Souto
O RETRATO DE DORIAN GRAY E O MITO DO NARCISO: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Literatura em Interface com a Psicanálise para o Ensino Médio
- Gisele Dos Santos Favero
- Lucia Maria dos Santos
“A CASA” É LAR – LITERATURA: ARTE E REFLEXÃO
- Marinilza Rocha de Araujo Faria
28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Luciana Aparecida Silva de Azeredo
- Georgiana Luna Batinga
Comunicações Orais:
A PRÁTICA DA AUTORIA NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE AUTOR DO ALUNO
- Érika Rodrigues Moraes Machado Girão
O espaço escolar e a formação da subjetividade pela alteridade
- Marcio Jean Fialho de Sousa
AS PRÁTICAS DE LEITURA SOB A PERSPECTIVA SOCIAL
- Dayane Pereira Barroso de Carvalho
- Zanado Pavão Sousa Mesquita
O ensino de língua e o processo de alfabetização propostos pela BNCC: heterogeneidade e contradições discursivas.
- Simone Gabriela Rodrigues Benedito
- Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho
Nive(lamento): um retorno a velhas práticas do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Superior
- RUTH MARIA RODRIGUES GARÉ
Bilinguismo e Educação: Inserção e Empoderamento do Sujeito Surdo
- Bruno Lutianny Fagundes Monção
- Marcio Jean Fialho de Sousa
LIBIO: O PAPEL DO LINGUÍSTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA SURDOS
- Anna Isabel Nassar Bautista
- Lucimar Bizio
28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Maurício Viana de Araújo
- Luzia Marcia Resende Silva
Comunicações Orais:
Teletandem e estratégias de aprendizagem: um estudo à luz da teoria da complexidade.
- Bruna da Silva Campos
PROJETO “PARTIU IF!”: DA PERIFERIA PARA O INSTITUTO FEDERAL A COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE EM UM PROJETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
- Jéssica Teixeira de Mendonça
Design Educacional Complexo (DEC) e a educação mediada por tecnologia
- Rafael Tenório da Silva
- Rita Roberta Marioto
TRANSDISCIPLINARIDADE E MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: LITERATURA, ARTE E GEOPOLÍTICA NA AULA DE INGLÊS.
- Olívia Fernandes Bogo
Reforma do Ensino Médio, Pedagogia das Competências e Transdisciplinaridade: algumas reflexões
- Luzia Marcia Resende Silva
Aprender a fazer? Sim; a conhecer? Não!: o uso nada transdisciplinar do Relatório Delors na resolução CNE/CP 2/2019
- Maurício Viana de Araújo
Sistemas conectados: atividade complexa interligando Libras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa
- Renato Marques de Sá
- Ariane Macedo Melo Ferraz
Reflexões e Religações sobre o desenho de Curso de Escrita Acadêmica
- Karin Claudia Nin Brauer
28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Tiago Pellim da Silva
- Fabiano Silvestre Ramos
Comunicações Orais:
AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS (1985 A 2018)
- Bruno Chaves Borja
É possível aprender outras línguas brincando?
- Rafaela Furlan Ferraz
- Poliana Bruno Zuin
Ludicidade no ensino de Língua Inglesa: letramentos e práticas sociais
- Andrea Jessica Borges Monzón
Narrativas itinerantes na aquisição linguística de língua inglesa: cinema e literatura na sala de aula
- Nayara Helou Chubaci Güércio
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DESENCAPSULADORAS
- NÍCOLAS RODRIGUES NUNES BESSA
CRENÇAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DAS TDIC NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA
- Vânia Aparecida Lopes Leal
Vivências, desafios e possibilidades no ensino remoto de inglês para fins específicos: com a palavra, as professoras
- Cátia Veneziano Pitombeira
- Rosycléa Dantas Silva
Interdisciplinaridade na prática em aulas do ensino médio
- Bárbara Cotta Padula
A literatura neoelênica como meio de ensino-aprendizagem do grego moderno para lusófonos
- Graziela Schneider Urso
28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h
Acessar sala de
conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Stefanie Martin
- Aniela Improta França
Comunicações Orais:
O acesso lexical de palavras semanticamente opacas e a competência morfológica
- Julia Cataldo Lopes
- Aniela Improta França
TESTANDO O PAPEL DA GRAMÁTICA UNIVERSAL NA CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA DE CRIANÇAS E ADULTOS
- Mayara de Sá Pinto
Aquisição de Línguas Impossíveis: o artigo definido do holandês
- Stefanie Martin
PROCESSAMENTO DE LEITURA E BASES NEURAIS DA DISLEXIA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE BILINGUISMO DE INGLÊS COMO L2: INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DE LEITURA EM L1 E L2
- Rebecca Reina
- Marije Soto
Investigação sobre o controle atencional em função do nível de proficiência em LE em jovens adultos com alto grau de escolarização.
- Ana Carolina Guerra Bouças Otero
- Marije Soto
O reconhecimento bilíngue do aspecto perfect expresso no tempo presente em português e inglês
- Victor Ramos da Silva
Aquisição da leitura e percepção dos sinais da fala: um estudo experimental
- Isadora Rodrigues de Andrade
28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h
Devido a problemas técnicos o link de acesso foi alterado em 28/08/2021 as 14:24
Coordenadores do Grupo Temático:
- Márcia Elisa Vanzin Boabaid
- Celia Helena de Pelegrini Della Méa
Comunicações Orais:
Fatos do Homem na Língua: questões linguísticas nas afasias
- Célia Helena de Pelegrini Della Méa
O emprego de dêiticos na escrita e na oralidade de sujeitos com afasia: um estudo na perspectiva enunciativa de Benveniste
- Rúbia Keller Vieira
- Célia Helena de Pelegrini Della Méa
O resgate da origem do nome próprio como atividade enunciativa entre sujeitos com e sem afasia
- Gabriel Rovadoschi Barros
- Célia Helena de Pelegrini Della Méa
A atuação do pianista (re) significando o texto-partitura: uma análise enunciativa
- Antônio José Vanzin Boabaid
- Márcia Elisa Vanzin Boabaid
Entre o legal e o desconhecido: os textos oficiais projetam o professor como interlocutor?
- Márcia Elisa Vanzin Boabaid
Narrativas experienciais: marcas de temporalidade no acompanhamento clínico interdisciplinar
- Camila Dias Möller
- Célia Helena de Pelegrini Della Méa
Leitura e escrita: apropriação do protagonismo enunciativo
- Raquel Schaefer Klauck
- Márcia Elisa Vanzin Boabaid
28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h
Acessar sala de conferência
Coordenadores do Grupo Temático:
- Sandro Luis da Silva
- Ana Elvira Luciano Gebara
Comunicações Orais:
Formação do leitor no ensino básico: um percurso interdisciplinar
- Viviane Mendes Leite
- Luciana Taraborelli
Estratégias pedagógicas para o Letramentos de Surdos utilizando as tecnologias da informação e comunicação
- Sulamita Guilherme da Silva
- Felipe de Oliveira Miguel