Programação Comunicações Orais

6 de Agosto de 2021 às 13:32

Confira a programação completa de cada GT pelos arquivos PDF abaixo.

Utilize os menus abaixo para navegar pelas Comunicações Orais.

Observe que devido à grande quantidade de submissões, alguns GTs foram divididos em duas sessões.

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Marta Deysiane Alves Faria Sousa
  • Pedro Perini-Santos

Comunicações Orais:

A contribuição da abordagem speaker design para a constituição de amostra sociolinguística

  • Caroliny Batista Massariol

Contato Linguístico: análise sócio-histórica do contato entre o pomerano e o português no distrito de Mata Fria, em Afonso Cláudio/ES.

  • Luiza Pagotto Monteiro Nunes
  • Edenize Ponzo Peres

Análise socioespacial dos contatos entre o português e o hunsrückisch em Boa Esperança, Marechal Floriano-ES

  • Willian Lima de Moura
  • Edenize Ponzo Peres

A história social do contato entre o hunsrückisch e o português em Todos os Santos, Guarapari-ES

  • Yasmin dos Santos Dias
  • Edenize Ponzo Peres

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Emanuelle Almeida
  • Carla Salati Almeida Guirello-Pires

Comunicações Orais:

FATORES QUE INTERFEREM NA PRODUÇÃO DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN

  • Daniela Porto da Cunha
  • Carla Salati Almeida Grirello-Pires

Estratégias favoráveis ao desenvolvimento da linguagem de uma jovem com T21 e comportamentos autísticos

  • Giulia Castellani Boaretto
  • Carla Salati Almeida Grirello-Pires

INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DA PERCEPÇÃO AUDITIVA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

  • Jhenifer Vieira da Silva
  • Carla Salati Almeida Grirello-Pires

A APRAXIA DE FALA NA CRIANÇA COM T21 SOB O OLHAR DA NEUROLINGUÍSTICA DISVURSIVA: UM ESTUDO DE CASO

  • Laíse Araújo Gonçalves
  • Carla Salati Almeida Grirello-Pires

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DE JOVENS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21 POR MEIO DE APLICATIVOS

  • Rayana Thyara de Lima Rêgo Ladeia
  • Carla Salati Almeida Grirello-Pires

O CONTO INFANTIL COMO INSTRUMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM T 21

  • Simone Neri Da Silva
  • Carla Salati Almeida Grirello-Pires

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Marcello Marcelino
  • Telma Moreira Vianna Magalhães

Comunicações Orais:

PREPOSIÇÕES ÓRFÃS E RELATIVAS CORTADORAS NO INGLÊS E NO PORTUGUÊS: RESULTADOS COM BILÍNGUES UNIVERSITÁRIOS

  • Ana Angélica da Silva Orlando
  • Marina Rosa Ana Augusto

A dificuldade de aquisição do Present perfect por alunos brasileiros

  • Giovanna Cordeiro Nunes

AQUISIÇÃO DE EXISTENCIAIS EM CONTEXTOS BILÍNGUES

  • Marina Izar Verniano

Proposta de Design Experimental Piloto: a aquisição do artigo definido em inglês como L2

  • Stefanie Martin

A abordagem CLIL como ferramenta no processo de aquisição de Língua Inglesa na escola pública

  • Vivian Aparecida Barbalho Bastos

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Daniela Aparecida Vieira
  • Diego Satyro

Comunicações Orais:

Variação Linguística da Língua Terena em Mato Grosso do Sul

  • Adiane Quelri Valente França

PERCURSOS CONTEMPORÂNEOS DA LITERATURA: ENTRE EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS

  • Quezia Stefani Fagundes Sena

Cineclube de educadores como ferramenta de resistir-expandir

  • Sandra Santella de Sousa

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Fernanda Miranda da Cruz
  • Caroline Paola Cots

Comunicações Orais:

Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • Ana Caroline Lopes Gomes Guerra
  • Fernanda Miranda da Cruz

Descrição e análise de repetições em interações de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista

  • Larissa Gabriela Tavares Meira

A EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM E DA INTERAÇÃO SOCIAL NO TEA SOB A PERSPECTIVA DO AUTISMO EM PRIMEIRA PESSOA.

  • Noely Alves Mendes Lima

AEE em tempos de Pandemia: estudo de interações de uma estudante com TEA e professora em formato remoto

  • Rosana Kelly Baldan
  • Fernanda Miranda da Cruz

ENGAJAMENTO CORPORIFICADO NA INTERAÇÃO ENTRE TERAPEUTA E CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

  • Vitória Sellito de Melo

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Raquel Lima Silva Costa
  • Ivana Soares Paim

Comunicações Orais:

DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS EXPRESSÕES

  • Isadora Pascoalino Mariotto
  • Poliana Bruno Zuin

Literatura e anime – um estudo preliminar sobre adaptação

  • Michele Eduarda Brasil de Sá

Cinema, Língua e Literatura: uma trilogia na formação de professores e alunos

  • Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso

Escritas femininas, narrativas e leituras de fronteira: literatura decolonial e literaturas migrantes

  • Lilian Oliveira Beteto
  • Marta Francisco de Oliveira

As Naus de António Lobo Antunes: Entre fantasmas e anti-heróis.

  • Francilene Monteiro da Silva

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Silvana Silva
  • Juciane dos Santos Cavalheiro

Comunicações Orais:

Articulação entre a Enunciação e a Logoterapia: considerações sobre um trabalho didático na área da Linguagem.

  • Ivani Cristina Brito Fernandes

Os sentidos do gênero procedural na interação professor aluno com foco nas atividades de leitura

  • Leonardo Figueredo Pavani

Formas de correção de textos de alunos: o bilhete orientador e a carta em uma abordagem empírica

  • Jéssica de Oliveira Rodrigues Macedo
  • Silvana Silva

OCORRÊNCIA DAS VARIANTES NÓS/A GENTE EM UMA CRÔNICA JORNALÍSTICA: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA

  • Andresa Colares Xavier
  • Juciane Cavalheiro

Estratégias interacionais do discurso publicitário veiculado em redes sociais e a formação do leitor nas novas mídias

  • Denise Durante

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Edmilson José de Sá

Comunicações Orais:

ENTRE GANGORRAS E BURRICAS SE DIVERTE O PERNAMBUCANO: MARCAS SOCIODIALETAIS

  • Edmilson José de Sá

JOGOS E BRINCADEIRAS INFANTIS NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESIGNAÇÕES PARA “PEGA-PEGA”

  • Fernando Jesus da Silva

Léxico dialetal, etimologia popular e memória: estudo da forma Camisão na toponímia do município de Ipirá, Bahia

  • Iago Gusmão Santiago
  • Stephanne da Cruz Santiago

Os usos do pronome "você" em interações orais do Português do Brasil

  • Ulisses Batista Thadeu Salvador
  • Denise Durante

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Daiane Neumann
  • Aroldo Garcia dos Anjos

Comunicações Orais:

A proposta metodológica para uma análise benvenistiana na literatura: Um estudo sobre língua e literatura em O Estrangeiro, de Albert Camus

  • André Rodrigues da Silva

Significação e mistério: Georg Trakl e a Canção de Kaspar Hauser

  • Aroldo Garcia dos Anjos

Canto e canção como manifestação discursiva: intersubjetividade e performatividade

  • Bianca Czarnobai De Jorge

A constituição da subjetividade em The Witcher 3 Wild Hunt: um olhar para as narrativas digitais a partir da teoria benvenistiana

  • Carolina Alves Peres

Língua-discurso e tradução: uma análise de O Assassinato de um Dente-de-Leão, de Alfred Döblin

  • Jonatas Silva do Nascimento
  • Aroldo Garcia dos Anjos

Escuta e tradução do ritmo na obra de Leonard Cohen

  • Maurício Giordano

26/08/2021 (quinta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Silvia Helena Benchimol Barros
  • Ewerton Gleison Lopes Branco

Comunicações Orais:

KD’s : alinhamento teórico em Estudos da Tradução por meio de um novo gênero digital

  • Silvia Helena Benchimol Barros
  • Ewerton Gleison Lopes Branco

Tik Tok, como ferramenta de ensino e aprendizagem.

  • Walter dos Santos de Sousa
  • Anderson Francisco Guimarães Maia

Aspectos culturais e linguísticos na análise de tradução de títulos de filmes de origem anglófona para lusófona

  • Eliane Milena Noleto Silva
  • Thays Lima Alencar

From the Graphic Novels to the Movie Screen: An Analytical and Comparative Study of the Film Adaptation V for Vendetta

  • Abigail Marques Felicio

LEALDADE NA TRADUÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DE PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NATURAL PARA O TRADUTOR

  • Lucas Meireles Tcacenco

27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Sandra Harumi Shiokawa de Simone
  • Andréa Barros Carvalho de Oliveira

Comunicações Orais:

Práticas de letramento e literatura infantil: possibilidades durante a pandemia

  • Raquel Franco Tassoni
  • Poliana Bruno Zuin

Letramento como prática social de leitura e escrita

  • Taciana Costa de Souza Fontão
  • Vera Lucia Batalha de Siqueira Renda

LETRAMENTO MATEMÁTICO: Resolução de Problemas e Interdisciplinaridade

  • Antonio Noel Filho

“É PRA COPIAR OU POSSO TIRAR FOTO?”: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA E USOS DE TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

  • Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo
  • Lázaro Eduardo da Silva

Deslocamentos e formas de representação de ensino-aprendizagem: uma nova realidade?

  • Lucas Rodrigues Lopes
  • Cátia Veneziano Pitombeira

VERBOVISUALIDADE EM TIRAS CÔMICAS: UMA ANÁLISE COM VISTA AO LETRAMENTO MULTIMODAL

  • Francisco Pereira da Silva Fontinele
  • Maria Angélica Freire de Carvalho

27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Rubens Lacerda de Sá
  • Moisés Carlos de Amorim

Comunicações Orais:

LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA E ESCREVIVÊNCIAS EM CONTEXTO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTO MARIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

  • Natacha dos Santos Esteves
  • Wilma dos Santos Coqueiro

A escrita de Conceição Evaristo: memória e representações

  • Wagner Santos Araujo

Lélia Gonzalez e Grada Kilomba: diálogos decoloniais educacionais.

  • Helisa Vieira Magalhães

A ressemantização da literatura negra no Rio Grande do Sul

  • Marcel Fernando da Silva
  • Cassiana Grigoletto

Um olhar freiriano sobre "as vozes do sul": literatura e decolonialidade.

  • Viviane Barbosa Rasga Aires

Literatura indígena: processos de identificação e gestos de leitura

  • Amanda Maria Bicudo de Souza
  • Tallyssa Oliveira Peninck

27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Renata Cristina Alves
  • Marcos Antônio Rodrigues

Comunicações Orais:

O ensino de língua portuguesa em escola pública e periférica da cidade do Rio de Janeiro sob a perspectiva da sociolinguística variacionista

  • Letícia Fionda Campos

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENCCEJA: ANTES E APÓS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

  • Fernando José Santos Araújo
  • Renata Cristina Alves

CAMPOS DE ATUAÇÃO SOCIAL DE PRÁTICA DE LINGUAGEM NO CURRÍCULO PAULISTA: VIABILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Marcos Antonio Rodrigues
  • Michelle Luengo Segantini

A produção de poemas a partir de imagens ilustradas: Afetos e humanização no ensino em tempos de pandemia

  • Isadora Maria Geraldine Gomes
  • Luzmara Curcino

27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Dennis Castanheira
  • Aline Fernandes Menezes

Comunicações Orais:

O Romantismo em História em Quadrinhos: A Moreninha, Joaquim Manuel de Macedo, na sala de aula

  • Thais Karoline Fragoso Caetano
  • Eufrida da Silva

ENTRE VASOS DE BARRO E POEMAS DA TERRA: A LITERAPERFORMANCE EM PRÁTICAS DE LEITURAS ORAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • HISMALEI SANTOS DE OLIVEIRA

RELAÇÕES INTERTEXTUAIS E INTERSEMIÓTICAS ENTRE O LIVRO MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE E SUAS VERSÕES EM OUTRAS MÍDIAS

  • Enio Gontijo de Lacerda

OS GÊNEROS DISCURSIVOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA REDE ESTADUAL PAULISTA

  • Renata Cristina Alves
  • Marcos Antonio Rodrigues

Linguagem e ideologia: imparcialidade, Parnasianismo e o gênero notícia

  • Eliel Lins dos Santos Albuquerque

27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Eva Cristina Francisco
  • Tania Regina Montanha Toledo Scoparo

Comunicações Orais:

A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE ROMANCE E FILME

  • TÂNIA REGINA MONTANHA TOLEDO SCOPARO

TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E A CRÍTICA GENÉTICA

  • Eva Cristina Francisco

Sikong Tu e uma tentativa de tradução para o português

  • Ana Katryna Cabrini

Personagens pintadas, pinturas

  • Hêmille Raquel Santos Perdigão

Linguística de Corpus e Tradução: um estudo sobre os vocábulos criativos em The Lorax

  • Jamilly Brandão Alvino

27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Francisco Estefogo

Comunicações Orais:

A ARTE COMO LINGUAGEM EMANCIPATÓRIA EM PERÍODOS PANDÊMICOS

  • Yasmin Cristine Santos da Silva
  • Juliana Milani Barros

A Desigualdade Racial: um olhar crítico-reflexivo na escola.

  • Fernanda Moreira da Silva
  • Nicolas Assaf

O ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DA ARGUMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS EMANCIPATÓRIOS

  • Luiz Guilherme de Brito Arduino
  • Danilo Passos Santos

27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Carolina Parrini Ferreira
  • Litiane Barbosa Macedo

Comunicações Orais:

O livro didático de Língua Inglesa e possíveis readequações direcionadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca e da Interculturalidade

  • Fernanda de Cássia Miranda

ULTRAPASSANDO AS FRONTEIRAS DOMINANTES: POR UM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DESTERRITORIALIZADO, DESCOLONIZADO E CRÍTICO

  • Ewerton Batista Duarte

Representações Sociais da Leitura e da Escrita para Idosos e Idosas na Alfabetização

  • Raimunda Gomes de Carvalho Belini

Sequências didáticas para o ensino de gêneros produzidos por sujeitos indígenas: um procedimento prático-pedagógico decolonial

  • Amanda Maria Bicudo de Souza
  • Elaine Cristina do Prado

Língua, cultura e identidade: estudo da comunidade quilombola do Cafundó

  • Stefany de Lima Nascimento
  • Eli Gomes Castanho

27/08/2021 (sexta) - 10h às 12h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Claudia Fernanda de Campos Mauro
  • Valmir Luis Saldanha da Silva

Comunicações Orais:

Umberto Eco: leitor de Dante e articulador de memórias

  • Flávio Antonio Catalano

História e Heresia na narrativa de Umberto Eco

  • Giovanna de Campos Mauro

Os enredos fantásticos de Luigi Pirandello

  • Rafaela de Mattos
  • Claudia Fernanda de Campos Mauro

Uso de videos do Youtube no ensino de Língua e Literatura Italiana

  • Ivair Carlos Castelan

Entre língua e literatura: o trabalho com o texto literário em livros didáticos de italiano

  • Vanessa Matiola
  • Ionara Satin

A literatura contagiada pela epidemia

  • Claudia Fernanda de Campos Mauro

27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Marcello Marcelino
  • Telma Moreira Vianna Magalhães

Comunicações Orais:

A realização dos clíticos de terceira pessoa em produções escritas de brasileiros aprendizes de espanhol por instrução formal

  • Lucas Henrique Ferreira da Silva

O MODO SUBJUNTIVO NA AQUISIÇÃO DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA

  • Lisandra Lopes Silva dos Santos

Os bancos de dados linguísticos nos estudos de aquisição de L1

  • Thais da Silveira Neves Araujo
  • Vanessa Cristina Silva e Silva

A Noção de Parâmetro à Luz da Aquisição de Segunda Língua

  • Rodnei dos Santos

O PARÂMETRO DO SUJEITO NULO EM DADOS ESCRITOS POR TIMORENSES: EVIDÊNCIAS DE DIFERENTES ESTÁGIOS

  • Rogério de Oliveira Júnior
  • Claudia Roberta Tavares Silva

27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Silvana Silva
  • Juciane dos Santos Cavalheiro

Comunicações Orais:

Análise do Discurso Bakhtiniana: um caso político brasileiro

  • Tayson Ribeiro Teles

A BIVOCALIZAÇÃO DO DISCURSO DA KU KLUX KLAN E A DEGRADAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA

  • Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues
  • Kelli Machado da Rosa

MILTON HATOUM: UMA VOZ POÉTICA CONTRA A “RETÓRICA DO ÓDIO”

  • David Costa de Souza
  • Juciane Cavalheiro

Uma análise da interdição no discurso da mulher em "A vida invisível de Eurídice Gusmão", de Martha Batalha

  • Maria Ivanize Corrêa dos Santos
  • Juciane Cavalheiro

Eu vou contar: o funcionamento do pré-construído em uma campanha para ouvir histórias de aborto

  • Millaine de Souza Carvalho
  • Luciana Iost Vinhas

DISCURSOS DE ÓDIO CONTRA INDÍGENAS GUAJAJARA

  • João Yure Santos Silva

27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Daiane Neumann
  • Aroldo Garcia dos Anjos

Comunicações Orais:

Saussure-Benveniste: dos princípios da língua aos princípios do discurso

  • CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO

O valor linguístico e a significação em Saussure

  • Pedro Henrique Alencar da Silva
  • Camilla Pilotto Figueiredo

O DISCURSO COMO UM ÍNDICE GLOBAL DE SUBJETIVIDADE E REFERÊNCIA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

  • GIOVANE FERNANDES OLIVEIRA

RITMO NA LINGUAGEM: UMA ABERTURA TEÓRICA E UMA TRANSFORMAÇÃO DO TRADUZIR

  • ANTONELLA ROMINA SAVIA VIDALES

Entre a testemunha e a palavra, o dever falar: o testemunho como objeto de uma Antropologia da Enunciação

  • Santiago Bretanha

Estudo sobre a construção da significação de violência obstétrica nos discursos de gestantes e de médicas(os) obstetras

  • Suelen Aires Böettge

27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Ana Paula Domingos Baladeli

Comunicações Orais:

Narrativas fílmicas como convite para o debate sobre as representações de docência

  • Ana Paula Domingos Baladeli

A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DOCENTE E OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS SOBRE A MULHER NO FILME “O SORRISO DE MONA LISA”

  • Patrícia Rodrigues Tomaz

27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Daniela Terenzi

Comunicações Orais:

Análise de termos técnicos, da área de manutenção de aeronaves, que possuem mesma tradução (em português) mas sentidos e/ou contextos de uso diferentes.

  • Ana Beatriz Favaretto Moreno
  • Daniela Terenzi

Glossário temático para estudantes e profissionais da aviação: resultado da pesquisa feita com nomes de danos estruturais

  • Emily Migliato Cordeiro
  • Daniela Terenzi

Análise de livros didáticos para ensino/aprendizagem de inglês para engenharia em relação às necessidades acadêmicas e profissionais dos engenheiros aeronáuticos

  • Maria Claudia Bontempi Pizzi
  • Marília Tavella de Souza Gabriel

ESTUDO E ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA AVIAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS NECESSIDADES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DOS MECÂNICOS DE AERONAVES

  • Maria Claudia Bontempi Pizzi
  • Mateus Cadei Rodrigues

27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Amanda Maria Bicudo de Souza

Comunicações Orais:

Língua, leitura e prática docente: análise das concepções teóricas e das formações discursivo-ideológicas da Política Nacional de Alfabetização de 2019

  • Leandra Fernandes Lúcio
  • Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

Métodos, metodologias e suas aplicabilidades no ensino de línguas estrangeiras na contemporaneidade: distorções, convergências e interlocuções

  • Enio Gontijo de Lacerda

Libras, Aprendizagem, Ensino: Conflitos linguísticos na inserção do surdo na educação

  • Felipe de Oliveira Miguel

27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Ana Paula Albarelli
  • Katiuscia Cristina Santana

Comunicações Orais:

Argumentação, comportamento verbal agressivo e dissenso em interações trílogues: a pugna dialético-política

  • Ana Paula Albarelli
  • Katiuscia Cristina Santana

Impolidez na rede social Facebook: a violência verbal contra a mulher instigada pelo discurso político.

  • GABRIELA VIVIANA BARRUECO VALENZUELA

Interfaces da contra-argumentação em manuais escolares de Português para ensino médio

  • Larissa Vieira de Cerqueira
  • Maria Inês Batista Campos

O pathos no discurso jornalístico

  • Letícia Fionda Campos

A ENCENAÇÃO ARGUMENTATIVA EM SERMÕES ORAIS DE PASTORES EVANGÉLICOS DE ALAGOAS

  • Max Silva da Rocha

O ethos institucional no informe publicitário: o avesso das argúcias nas tramas camufladas.

  • Zoroastro Pereira de Araujo Neto
  • Maria Francisca de Oliveira Santos

27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • PEDRO PANHOCA DA SILVA
  • MÁRCIO ROBERTO DO PRADO

Comunicações Orais:

A ilusão de agência no RPG

  • Marcio Roberto Prado
  • Natália Corbello Pereira

O uso pedagógico e inclusivo do Role-Playing Game (RPG)

  • Luciano Gomes de Sousa

A Heterotopia Onírica em Stardew Valley

  • Pedro Klein Garcia

A BÍBLIA EM CARTAS (DE BARALHO): UM ESTUDO DE CASO COM TEXTOS DE SABOR E LITERATURA

  • Pedro Panhoca da Silva
  • Daniel Calmon

27/08/2021 (sexta) - 14h às 16h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Silvia Helena Benchimol Barros
  • Ewerton Gleison Lopes Branco

Comunicações Orais:

O Entre-lugar e a tradução cultural: uma abordagem nas poesias de Adalcinda Camarão e Odete Semedo

  • HEYDEJANE DA SILVA E SILVA NOGUEIRA
  • Lucideyse de Sousa Abreu

MEME COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO

  • Isla Hevelim Santos Almeida
  • Ciléia Alves Menezes

Aspectos culturais e linguísticos na análise de tradução de títulos de filmes de origem anglófona para lusófona

  • Eliane Milena Noleto Silva
  • Thays Lima Alencar

Global e Local: desafios da Tradução no cenário multinacional

  • Ana Karoliny Almeida Gomes
  • Lucas Araújo de Oliveira

Tradução cultural de elementos da cultura judaica: um olhar sobre a literatura amazônica na obra de Paulo Jacob

  • Isabella de Kássia Cordeiro Barbosa
  • Camilo dos Santos Ramos

Considerações preliminares do processo tradutório de Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir, para o Espanhol

  • Ivan Pereira de Souza

28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • ANDERSON CRISTIANO DA SILVA
  • Elizangela Patrícia Moreira da Costa

Comunicações Orais:

ANÁLISE DIALÓGICA E A VERBOVISUALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • ANDERSON SILVA

ASPECTOS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA DE PERSPECTIVA DIALÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO EF II

  • Simone Carvalho do Prado dos Santos
  • Renilson José Menegassi

Introdução ao Estágio Supervisionado em contexto de ensino emergencial remoto: uma análise dialógica

  • Elizangela Patrícia Moreira da Costa
  • Cláudia Graziano Paes e Barros

Leitura e produção acadêmica em cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná- Setor Litoral

  • Rosangela de Oliveira Mendes
  • Cláudia Garcia Cavalcante

Os gêneros discursivos em sequências didáticas: contribuições para o trabalho com leitura e escrita na sala de aula.

  • Viviane Cristina de Sousa Gomes
  • Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

PROPOSTAS DIDÁTICAS DO PROJETO INTEGRADOR DA BNCC: A VERBOVISUALIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

  • Maria Aparecida Marfori da Silva

Variedades linguísticas, vozes sociais, identidades: proposta de leitura do rap “Sementes”

  • NICOLI ALVES PEREIRA
  • Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio
  • Maria de Fátima de Almeida Baia

Comunicações Orais:

OBSERVAÇÕES NEUROLINGUÍSTICAS PARA QUESTÕES DE LINGUAGEM

  • Iva Ribeiro Cota
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio

Silêncio Acústico e Linguístico: Valor e sentido

  • Débora Evelyn Macedo dos Santos Silva
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio

A IMPORTÂNCIA DO MODELO DE EXEMPALRES PARA EXPLICAR A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES: A EMERGÊNCIA DAS PRIMEIRAS PALAVRAS

  • Laís Rodrigues Silva Bockorni
  • Maria de Fátima de Almeida Baia

O (DES)PREPARO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À CRIANÇA “DISLÉXICA” EM PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA: UMA QUESTÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA?

  • Ana Ketilly Manhães Magalhães
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio

SESSÕES DE MUSICOTERAPIA COM MÃES E BEBÊS: EXPLORANDO ASPECTOS RÍTMICOS E MELÓDICOS DA MÚSICA E DA FALA

  • Maria de Fátima de Almeida Baia
  • Ana Cristina Oliveira Santos

MÚSICA: O TORQUE NA RESSIGNIFICAÇÃO DO SILÊNCIO

  • Simone Maximo Pelis
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio

A CATEGORIZAÇÃO NA INTERLÍNGUA DE SURDOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO PB ESCRITO

  • Marcelo Meira Alves
  • Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira

FOCO, FÉ E RITALINA: A BANALIZAÇÃO DO USO DE MEDICAMENTOS NA ROTINA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PRÉ-VESTIBULANDOS

  • Tamiles Paiva Novaes
  • Alice Vasconcelos Silva

“Meu pai”: o envelhecimento patológico compreendido à luz da Neurolinguística Discursiva

  • Érica Costa Rêgo
  • Simone Maximo Pelis

28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Andressa Jove Godoy
  • Fernando Stanzione Galizia

Comunicações Orais:

O LIVRO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO LIVRO “A VISITA” E SUAS POSSIBILIDADES

  • Gabriele Damin de Souza
  • Fabiana Giovani

LITERATURA INFANTIL E A MULTIMODALIDADE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

  • Heloisa Aparecida Candido Miquelino

MULTILETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR JUVENIL EM TEMPOS PANDÊMICOS POR INTERMÉDIO DA POESIA

  • Geovânia de Souza Andrade Maciel
  • Eliane Ricarte Rodrigues

O lugar da adaptação na formação de leitores de literatura: o caso de Dom Casmurro adaptado para HQ

  • Milena de Andrade Souto

O RETRATO DE DORIAN GRAY E O MITO DO NARCISO: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Literatura em Interface com a Psicanálise para o Ensino Médio

  • Gisele Dos Santos Favero
  • Lucia Maria dos Santos

“A CASA” É LAR – LITERATURA: ARTE E REFLEXÃO

  • Marinilza Rocha de Araujo Faria

28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Luciana Aparecida Silva de Azeredo
  • Georgiana Luna Batinga

Comunicações Orais:

A PRÁTICA DA AUTORIA NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE AUTOR DO ALUNO

  • Érika Rodrigues Moraes Machado Girão

O espaço escolar e a formação da subjetividade pela alteridade

  • Marcio Jean Fialho de Sousa

AS PRÁTICAS DE LEITURA SOB A PERSPECTIVA SOCIAL

  • Dayane Pereira Barroso de Carvalho
  • Zanado Pavão Sousa Mesquita

O ensino de língua e o processo de alfabetização propostos pela BNCC: heterogeneidade e contradições discursivas.

  • Simone Gabriela Rodrigues Benedito
  • Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

Nive(lamento): um retorno a velhas práticas do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Superior

  • RUTH MARIA RODRIGUES GARÉ

Bilinguismo e Educação: Inserção e Empoderamento do Sujeito Surdo

  • Bruno Lutianny Fagundes Monção
  • Marcio Jean Fialho de Sousa

LIBIO: O PAPEL DO LINGUÍSTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA SURDOS

  • Anna Isabel Nassar Bautista
  • Lucimar Bizio

28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Maurício Viana de Araújo
  • Luzia Marcia Resende Silva

Comunicações Orais:

Teletandem e estratégias de aprendizagem: um estudo à luz da teoria da complexidade.

  • Bruna da Silva Campos

PROJETO “PARTIU IF!”: DA PERIFERIA PARA O INSTITUTO FEDERAL A COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE EM UM PROJETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

  • Jéssica Teixeira de Mendonça

Design Educacional Complexo (DEC) e a educação mediada por tecnologia

  • Rafael Tenório da Silva
  • Rita Roberta Marioto

TRANSDISCIPLINARIDADE E MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: LITERATURA, ARTE E GEOPOLÍTICA NA AULA DE INGLÊS.

  • Olívia Fernandes Bogo

Reforma do Ensino Médio, Pedagogia das Competências e Transdisciplinaridade: algumas reflexões

  • Luzia Marcia Resende Silva

Aprender a fazer? Sim; a conhecer? Não!: o uso nada transdisciplinar do Relatório Delors na resolução CNE/CP 2/2019

  • Maurício Viana de Araújo

Sistemas conectados: atividade complexa interligando Libras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa

  • Renato Marques de Sá
  • Ariane Macedo Melo Ferraz

Reflexões e Religações sobre o desenho de Curso de Escrita Acadêmica

  • Karin Claudia Nin Brauer

28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Tiago Pellim da Silva
  • Fabiano Silvestre Ramos

Comunicações Orais:

AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS (1985 A 2018)

  • Bruno Chaves Borja

É possível aprender outras línguas brincando?

  • Rafaela Furlan Ferraz
  • Poliana Bruno Zuin

Ludicidade no ensino de Língua Inglesa: letramentos e práticas sociais

  • Andrea Jessica Borges Monzón

Narrativas itinerantes na aquisição linguística de língua inglesa: cinema e literatura na sala de aula

  • Nayara Helou Chubaci Güércio

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DESENCAPSULADORAS

  • NÍCOLAS RODRIGUES NUNES BESSA

CRENÇAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DAS TDIC NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA

  • Vânia Aparecida Lopes Leal

Vivências, desafios e possibilidades no ensino remoto de inglês para fins específicos: com a palavra, as professoras

  • Cátia Veneziano Pitombeira
  • Rosycléa Dantas Silva

Interdisciplinaridade na prática em aulas do ensino médio

  • Bárbara Cotta Padula

A literatura neoelênica como meio de ensino-aprendizagem do grego moderno para lusófonos

  • Graziela Schneider Urso

28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Stefanie Martin
  • Aniela Improta França

Comunicações Orais:

O acesso lexical de palavras semanticamente opacas e a competência morfológica

  • Julia Cataldo Lopes
  • Aniela Improta França

TESTANDO O PAPEL DA GRAMÁTICA UNIVERSAL NA CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA DE CRIANÇAS E ADULTOS

  • Mayara de Sá Pinto

Aquisição de Línguas Impossíveis: o artigo definido do holandês

  • Stefanie Martin

PROCESSAMENTO DE LEITURA E BASES NEURAIS DA DISLEXIA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE BILINGUISMO DE INGLÊS COMO L2: INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DE LEITURA EM L1 E L2

  • Rebecca Reina
  • Marije Soto

Investigação sobre o controle atencional em função do nível de proficiência em LE em jovens adultos com alto grau de escolarização.

  • Ana Carolina Guerra Bouças Otero
  • Marije Soto

O reconhecimento bilíngue do aspecto perfect expresso no tempo presente em português e inglês

  • Victor Ramos da Silva

Aquisição da leitura e percepção dos sinais da fala: um estudo experimental

  • Isadora Rodrigues de Andrade

28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h

Devido a problemas técnicos o link de acesso foi alterado em 28/08/2021 as 14:24

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Márcia Elisa Vanzin Boabaid
  • Celia Helena de Pelegrini Della Méa

Comunicações Orais:

Fatos do Homem na Língua: questões linguísticas nas afasias

  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa

O emprego de dêiticos na escrita e na oralidade de sujeitos com afasia: um estudo na perspectiva enunciativa de Benveniste

  • Rúbia Keller Vieira
  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa

O resgate da origem do nome próprio como atividade enunciativa entre sujeitos com e sem afasia

  • Gabriel Rovadoschi Barros
  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa

A atuação do pianista (re) significando o texto-partitura: uma análise enunciativa

  • Antônio José Vanzin Boabaid
  • Márcia Elisa Vanzin Boabaid

Entre o legal e o desconhecido: os textos oficiais projetam o professor como interlocutor?

  • Márcia Elisa Vanzin Boabaid

Narrativas experienciais: marcas de temporalidade no acompanhamento clínico interdisciplinar

  • Camila Dias Möller
  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa

Leitura e escrita: apropriação do protagonismo enunciativo

  • Raquel Schaefer Klauck
  • Márcia Elisa Vanzin Boabaid

28/08/2021 (sábado) - 14h às 17h

Acessar sala de conferência

Coordenadores do Grupo Temático:

  • Sandro Luis da Silva
  • Ana Elvira Luciano Gebara

Comunicações Orais:

Formação do leitor no ensino básico: um percurso interdisciplinar

  • Viviane Mendes Leite
  • Luciana Taraborelli

Estratégias pedagógicas para o Letramentos de Surdos utilizando as tecnologias da informação e comunicação

  • Sulamita Guilherme da Silva
  • Felipe de Oliveira Miguel