Coodenadores
O presente Grupo de Trabalho (GT) tem por objetivo propor um diálogo entre projetos de Iniciação Científica (IC) desenvolvidos por alunos das licenciaturas em Letras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que pesquisem o ensino de línguas e literatura uma perspectivas inter e transdisciplinares, ao entender que os conhecimentos interdisciplinares abordam “uma necessidade e um problema relacionado à realidade concreta, histórica e cultural, constituindo-se assim como um problema ético-político, econômico, cultural e epistemológico” (PIRES, 1998) e os saberes transdisciplinares não se antagonizam, mas se complementam, contribuindo para novas perspectivas no processo de ensino-aprendizagem, isto é, uma "pesquisa transdisciplinar pressupõe a pesquisa disciplinar, no entanto, deve ser enfocada a partir da articulação de referências diversas" (SANTOS, 2008). Assim, o intuito deste GT é acolher trabalhos que proponham diferentes olhares do discente da licenciatura para educação básica a fim de suscitar debates produtivos sobre, entre outros temas, abordagens inter e transdisciplinar da inclusão, entendida como um processo de universalização do acesso à educação; análise, crítica e elaboração de material didático – com foco inter e transdisciplinar – para a educação básica; tradução, criação e curadoria de textos literários para trabalho inter e transdisciplinar em sala de aula; e propostas curriculares para a educação básica que promovam perspectivas inter e transdisciplinares.