LITERATURA INFANTOJUVENIL: ENTRE ARTE, ESCOLA E MERCADO

Coodenadoras

  • Juliana de Souza Topan
  • Edna Alencar da Silva Rivera

Considerando a concepção de imaginário como o guardião dos pertences humanos imateriais, que se materializa em produtos culturais diversos, esse Grupo Temático (GT) objetiva discutir a literatura escrita para crianças e jovens como um objeto múltiplo, multifacetado e polifônico, cuja elaboração e fruição envolvem não apenas as intenções criativas de autores e os interesses desse público-alvo, mas estabelecem relações discursivas com aspectos artísticos, pedagógicos e mercadológicos. Dessa forma, pretende-se discutir como a ingerência da escola e do mercado editorial interferem nessa produção artística, uma vez que a própria gênese da literatura infantil se relaciona com o desenvolvimento de produtos voltados para a infância no início do capitalismo industrial, bem como com a necessidade de publicações adequadas para o ensino de leitura entre crianças, com a instituição escolar como espaço privilegiado da educação infantil, a partir do século XVIII, na Europa (LAJOLO & ZILBERMAN, 2004). Ademais, abordar tal ingerência nos leva necessariamente a refletir sobre a função utilitária (HUNT, 2010) que mantém a literatura infantojuvenil como uma das principais fontes de lucro de editoras brasileiras, uma vez que tal produção é vista como um instrumento educativo, portanto, necessário, e relacionado com o ensino de valores civis e morais. Nesse sentido, o GT tenciona propor reflexões sobre o papel do adulto autor, editor e mediador das obras escritas para crianças e jovens, uma vez que estas possuem um duplo destinatário: o leitor mirim e o adulto, seja o editor que as seleciona para publicação, ou pais, professores e cuidadores que as escolhem para leitura, a partir de um imaginário de infância ou adolescência (e suas necessidades) e de suas concepções de mundo. Norteando-se pelos fundamentos bakthinianos e pelas teorias socio-interacionais da leitura, esse GT pretende discutir a literatura infantojuvenil moderna e contemporânea em seus variados aspectos, incluindo, para além das complexas relações entre criação artística, mercado editorial e leitura escolar, a discussão sobre temas diversos que envolvem esta produção literária.

Submissões encerraram-se em 25 de Julho de 2023 às 23:59