ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, RESPEITO ÀS DIVERSIDADES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS

Coodenadoras

  • Karin Claudia Nin Brauer
  • Sandra Harumi Shiokawa de Simone

A língua é um elemento central no processo de ensino e aprendizagem, sendo a principal ferramenta de comunicação e expressão. A cultura, por sua vez, é um fator determinante na forma de como a língua é empregada e interpretada, influenciando o modo como as pessoas se relacionam e se expressam. A educação é um meio pelo qual se desenvolvem e se compartilham conhecimentos e cultura, e tem como um dos seus principais objetivos a formação de cidadãos críticos e conscientes. Nesse contexto, o ensino de línguas deve levar em consideração a diversidade cultural e linguística, valorizando as diferentes formas de expressão e promovendo a compreensão e o respeito mútuo entre os indivíduos. Esse olhar linguístico educacional, portanto, pode ser entendido como uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, crítica e consciente, em que a diversidade seja valorizada e respeitada. Frente a essas considerações, este Grupo Temático (GT) tem por objetivo reunir pesquisas que abordem o tema evidenciado (ensino de línguas, desenvolvimento de indivíduos críticos e respeito a diversidade linguística e cultural) para que seja possível o compartilhamento de estudos, metodologias, ideias, estratégias de ensino e aprendizagem e reflexões em prol ao desenvolvimento de sujeito críticos que respeitem a diversidade cultural e linguística. Temos como aportes teóricos para a interlocução pretendida a Complexidade (MORIN, 1990, 1996, 2002, 2003, 2005, 2007, 2011, 2013), a Educação Emancipadora (FREIRE, 1992, 2002, 2005, 2007), a Transdisciplinaridade (NICOLESCU,1999 e MORAES 2008, 2010), a concepção de Linguística Aplicada na intitulada modernidade recente (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO, 2006 entre outros) e o entendimento de ato pedagógico (SANTOS, 2018). Aceitaremos, no entanto, trabalhos que tenham bases teóricas diferentes das aqui citadas, desde que dentro da temática proposta no GT. A relevância dessa proposta está em levar linguistas aplicados, educadores e interessados nessas e em áreas afins a reflexões transdisciplinares a serem relacionadas ao ensino e aprendizagem da língua considerando a diversidade cultural, linguística e a formação de sujeitos críticos.

Submissões encerraram-se em 25 de Julho de 2023 às 23:59