Para conseguir se inscrever nas atividades individuais, é preciso inscrever-se no evento ANTES, clicando no
botão abaixo. Após isso, inscreva-se nas atividades de seu interesse.
4 de Novembro de 2019
A Xilografia e suas manifestações culturais: construindo conhecimentos sobre a arte popular
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 09
A presente oficina, idealizada pelos alunos de Pedagogia, tem como intuito evidenciar a Arte Popular por intermédio da técnica xilográfica como um modo de ressaltar a importância da valorização de manifestações culturais oriundas dos povos marginalizados. Assim, por meio do conhecimento dessas artes, será possível compreender e enaltecer as manifestações artísticas das etnias que compõem o Brasil, por meio da construção de novos conhecimentos em relação à técnica xilográfica, principalmente no que diz respeito aos carimbos etnográficos de alguns povos indígenas e africanos, de modo que, os participantes da oficina entrem em contato com a riqueza da diversidade cultural brasileira.
Escola e saúde mental: reflexões sobre o ataque à E. E. Prof. Raul Brasil
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 02
O ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em março deste ano, no município de Suzano (SP), além de causar uma grande comoção nacional, mobilizou inúmeros profissionais de saúde e educação, em várias regiões do país, que se prontificaram a atenuar os sofrimentos decorrentes dessa tragédia. Esse triste episódio nos obriga a refletir, sobretudo, acerca das possíveis ações de prevenção em saúde mental na escola. A presente oficina será ministrada pelo psicólogo do campus: Adriano Costa Prado.
O Mal da Positividade na Sociedade
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 08
Atualmente as doenças neurais crescem exponencialmente e diversas pessoas sofrem cotidianamente com os sintomas da depressão e de outras doenças, como síndrome de Burnout. Muitos autores se debruçam na temática no intuito de entender essas novas epidemias e os motivos que levam os sujeitos a desgastarem-se tanto na contemporaneidade. Para debater o assunto serão utilizados textos de dois autores, sendo o primeiro o filósofo Byung-chul Han e o segundo o sociólogo Jessé Souza. O ponto de partida para a discussão, a ser realizada pelos alunos de Pedagogia, é uma análise do excesso de positividade de nossa atual sociedade. O fenômeno advém da mudança de paradigma ocorrida do século XX para o século, uma vez que no século passado a sociedade estava cerceada pela repressão e a atual se baseia no modelo de desempenho, que apresenta algumas inovações, mas também algumas punições.
Oficina e jogo de RPG como forma de reflexão acerca da religião, cultura e mitologia celta
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Brinquedoteca
O jogo "Aventura Celta" propõe a criação, em conjunto dos alunos, de uma narrativa de aventura com introdução, clímax e desfecho. O jogo é composto pela roda do ano (previamente elaborada pelos alunos) um mapa e cartas que serão usados durante o decorrer do jogo a fim de suscitar provocações acerca do universo Celta, viabilizando a elaboração de argumentos e elementos pertinentes à história celta de forma coerente e coesa. Ao final, os alunos devem produzir uma narrativa em 1ª pessoa sobre a história criada de forma oral e/ou escrita.
Cidadania, autonomia e terapia: construindo Filtro dos Sonhos
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 09
Visto que a metodologia da Educação Popular em Saúde amplia estratégias de participação da população na compreensão das diversas dimensões da vida social implicadas no processo de adoecimento e de cura, a presente oficina visa à criação de alternativas de intervenção que promovam ações terapêuticas que resgatem a cidadania e a autonomia dos sujeitos. A atividade será organizada pelos alunos de Pedagogia.
Combate ao bullying: o uso do jogo como material de apoio para a intervenção pedagógica
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 02
A presente proposta de oficina, a ser ministrada pelos alunos de Pedagogia, é um desdobramento do projeto de Iniciação Científica “Semiotizações do bullying: um estudo comparado e suas contribuições para a formação docente” e visa contribuir com a formação inicial/continuada de professores por meio da análise e reflexão crítica sobre o tema bullying e de materiais que podem ser utilizados em uma intervenção pedagógica. O andamento das atividades estará embasado nas falas de autores que são referências nos assuntos abordados como, por exemplo, Maria Teresa Ceron Trevisol & Carlos Alexandre Campos (bullying), Claude Lessard & Maurice Tardif (formação de professores) e José Luiz Fiorin (semiótica discursiva) entre outros. A abordagem principal da oficina será feita por meio do jogo “Bullying tô fora” e busca estimular nos participantes uma visão que rompa com a ideia do “jogo como um fim em si mesmo”.
Corpo, Autocuidado, Inteligência emocional
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 08
Tendo em vista as tensões e o estresse que o cotidiano acaba nos trazendo, a oficina ministrada pelos alunos de Pedagogia irá propor possibilidades que possam diminuir tais tensões e aliviar o estresse por meio do exercício físico e da percepção das emoções, fatores que contribuem para o desenvolvimento contínuo da inteligência emocional e, consequentemente, corroboram para superação dos desafios do dia-a-dia.
5 de Novembro de 2019
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 10
Essa jornada pretende desenvolver, nos participantes, habilidades de cooperação e senso de coletividade. Serão desafios e jogos em várias configurações de grupos.
As atividades serão mediadas pela professora Maura e pelas alunas e alunos do curso de licenciatura de Matemática.
Roda de conversa: Construção de redes de apoio para romper com as barreiras do preconceito e exploração
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 10
Entre os estudantes da graduação, é comum o sentimento de sobrecarga e angústia, relacionados às responsabilidades da vida acadêmica. Nessa roda de conversa, pretendemos observar os caminhos dessa sobrecarga, além de questionar o contexto social em que estão inseridos esses estudantes, e do quanto as barreiras de gênero, raça, sexualidade e classe social tornam esse ainda mais impactante. Além disso, discutiremos formas de criar redes de apoio entre alunas, alunos, professores e professoras, com o objetivo de compreender, nomear e romper essas barreiras.
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Pátio
O objetivo dessa oficina é apresentar aos participantes técnicas para iniciar a prática da meditação enquanto alternativa para amenizar as pressões cotidianas. Será ministrada pelo professor Claudio Cesar Juncá.
Inúmeras pesquisas comprovam os benefícios da meditação para o bem-estar físico e mental de seus praticantes, tais como: melhora na atenção focada e concentração, fortalecimento do sistema imunológico e ferramenta de apoio aos pacientes com desordens psicológicas.
O mundo externo nos bombardeia com demandas diversas o tempo todo. Ao analisarmos nosso comportamento frente aos desafios impostos e questionarmos os condicionamentos culturais que impulsionam nossos desejos, ampliamos o autoconhecimento e passamos a lidar de forma mais objetiva e leve com as adversidades. Mergulhar em nosso interior e praticar a auto aceitação nos permite um aprendizado valioso.
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 01 / Pátio
Na contemporaneidade, a busca pelo sucesso profissional tem ocupado grande parte da rotina do ser humano, por vezes não restando muito espaço para o desenvolvimento do lado pessoal, para praticar esportes ou ter momentos de lazer, fatos estes que auxiliam na manutenção da saúde mental. Frente a este contexto, a presente oficina será ministrada pelos alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e tem por objetivo apresentar diferentes atividades que levam à prática e à reflexão sobre a relevância de manter a saúde mental. As dinâmicas realizadas estarão pautadas em um viés complexo (MORIN, 2011) que preza por atividades colaborativas, que integram diferentes saberes e com estes dialogam.
Sala Sensorial: Sentir, ouvir, pensar na música, nas palavras e no silêncio
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 09
A proposta desta sala sensorial é incitar a uma reflexão de forma leve a respeito de temas como Direitos Humanos e Saúde Mental, além de apresentar possibilidades de aplicação da sonoridade enquanto ferramenta de aprendizagem na educação formal. Se dará por meio do contato dos participantes com poemas, músicas e espaços projetados para a experimentação e a sensibilização. O ambiente acolhedor e prazeroso, planejado pelos alunos de Pedagogia, facilitará a correlação de temas e incentivará pesquisas posteriores. A proposta dialoga com os ideais de MALAGUZZI, PIKLER e FROEBEL, que defendem uma educação não engessada, embasada nas descobertas dos próprios alunos.
Trabalho infantil X saúde mental: A infância e suas faces
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 02
O objetivo da exposição é fomentar o debate a respeito dos problemas acarretados por trabalhos realizados de maneira desenfreada na infância, ainda que alguns o defendam como forma de manter as crianças longe das ruas e das drogas. Serão utilizadas obras de dois artistas que retratam o tema, no intuito de ilustrar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e questionar as desigualdades e suas manifestações na sociedade. Os alunos de Pedagogia farão intervenções incitando o diálogo entre organizadores e participantes.
Local: IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 2 - Sala 01 / Pátio
Na contemporaneidade, a busca pelo sucesso profissional tem ocupado grande parte da rotina do ser humano, por vezes não restando muito espaço para o desenvolvimento do lado pessoal, para praticar esportes ou ter momentos de lazer, fatos estes que auxiliam na manutenção da saúde mental. Frente a este contexto, a presente oficina será ministrada pelos alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e tem por objetivo apresentar diferentes atividades que levam à prática e à reflexão sobre a relevância de manter a saúde mental. As dinâmicas realizadas estarão pautadas em um viés complexo (MORIN, 2011) que preza por atividades colaborativas, que integram diferentes saberes e com estes dialogam.