Corpo Docente do curso

Profa. Dra. Ana Paula Azarias da Fonseca [Lattes]

Pedagoga (2002), doutora em Educação: Currículo (PUC/SP - 2019), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP - 2008), especialista em Docência no Ensino Superior (Unifeob) e Coordenação Pedagógica (UFSCar), atuou como alfabetizadora (SEE/SP e PMSP), professora da EJA e de cursos de pós-graduação EAD, formadora do PNAIC (PMSP), Coordenadora pedagógica (PMSP), Coordenadora de curso superior (IFSP) e formadora de editoras. Atualmente é professora da área Educação: Pedagogia no IFSP (campus Campos do Jordão). Possui ampla experiência na área educacional com interesse nos seguintes temas: formação de professores (inicial e continuada), educação e comunicação, currículo, mídias, semiótica, análise do discurso, ludicidade, alfabetização e letramento, alfabetização matemática e numeramento, gestão escolar e em espaços não escolares. É avaliadora de cursos superiores do BASis / SINAES / INEP.

Profa. Ma. Bárbara Cristina Heitor Silva [Lattes]

Pedagoga pela Faculdade Paraíso do Norte (FAPAN), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras; Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Lavras além de Pós Graduação em Uso educacional da internet também pela UFLA. Atuou como professora no curso de Pedagogia da UNILAVRAS desde 2019, conduzindo disciplinas como Gestão educacional, Língua Brasileira de Sinais, Metodologias de ensino e Orientação de Estágios supervisionados. Possui experiência de atuação na Universidade Aberta do Brasil (UAB) como tutora EAD, Professora conteudista, Designer Educacional e Orientadora de Trabalho de conclusão de curso. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia. Trabalhou na área de formação de professores de pedagogia com ênfase na produção de material didático Pedagógico e pesquisa sobre formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paula, campus Campos do Jordão.

Prof. Dr. Bianchi Agostini Gobbo [Lattes]

Possui Licenciatura Plena, mestrado e doutorado em Geografia (UNESP/2007; UFGD/2012 e 2018). É docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Campos do Jordão. Atualmente, vem se dedicando ao ensino de Geografia em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e de Graduação e em cursos superiores.

Profa. Dra. Cinthia Yuri Galelli [Lattes]

Possui graduação em Letras com habilitação em Português/Espanhol (2009) e Francês (2018) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É mestra (2015) e doutora (2019) pelo Programa de Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr-UNESP) Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas estrangeiras, interculturalidade, análise do discurso e políticas linguísticas. Atualmente é docente EBTT do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Profa. Ma. Edvania Ferreira Gomes [Lattes]

Doutoranda em Ciências da Educação e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay. Pós-graduação em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e LIBRAS. Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2001). Possui Certificado de proficiência em LIBRAS PROLIBRAS- MEC. Trabalhou como professora temporária na disciplina LIBRAS na UFBA. Foi orientadora de educação à distância para surdos da Universidade Federal de Santa Catarina, foi professora de português e redação no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, foi professora da Prefeitura Municipal de Camaçari e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e educação inclusiva. Atualmente é professora do IFSP - Campus Campos do Jordão.

Profa. Esp. Jovana de Araújo Dourado [Lattes]

Bacharela em Letras (Português/Chinês) pela Universidade de São Paulo (2016) , onde foi contemplada com bolsa mérito da Comissão de Cooperação Internacional da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para a realização de um intercâmbio de seis meses na Xi'an International Studies University - Xi'an, China (2015-2016). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia de São Paulo - Campus Campos do Jordão - SP (2022) e Especialista em Ensino de Línguas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de São Paulo - Campus Capivari - SP (2024). Exerce o cargo de professora de Língua Portuguesa e Inglês para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio em uma escola de ensino privado do município de Campos do Jordão - SP e também atua como professora do curso de Pedagogia e Matemática do IFSP - Campus Campos do Jordão.

Profa. Dra. Martha Raissa Iane Santana da Silva [Lattes]

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), campus Ilhéus - BA. Doutora em Educação e Saúde (UNIFESP - 2017); doutorado sanduíche Université Paris Sud - Paris XI (2014 - 2015), pelo projeto de cooperação internacional entre as agências CAPES e COFECUB; mestre em Ciências: educação e saúde na infância e na adolescência (UNIFESP - 2013); Pedagoga (Faculdade Social da Bahia - 2010). Componente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT).

Prof. Pedro Henrique Joaquim [Lattes]

Pós graduando em educação científica e popularização das ciências, a nível de especialização pelo Instituto Federal Baiano Câmpus Catu e Graduado em pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campos do Jordão. Atualmente exercita o cargo de professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no curso de licenciatura em Pedagogia, ministrando as seguintes disciplinas: Metodologia do trabalho científico, Epistemologia da educação, Filosofia da Educação e Educação para relações geracionais e de gênero. Contribui também com as orientações de estagiários no curso de licenciatura em pedagogia.em como objetos de interesses acadêmicos os estudos a respeito do fenômeno educação a partir de olhares da Filosofia da Educação articulados às perspectivas epistemológicas, ambientais e culturais. Ademais, possui também como interesses acadêmicos as contribuições geográficas, sobretudo culturais/humanas, para análises de relações e espacializações pedagógicas, tais como: produção e interpretação de espaços educacionais ou potencialmente educacionais; dinâmica e relações de afecções em ambientes educacionais; territórios educacionais e relações entre educação e cultura materializadas nas diferentes espacialidades humanas.

Prof. Dr. Walas Leonardo de Oliveira [Lattes]

  • IFSPCJO
Pedagogo e Mestre em Educação pela UFMG (Conceito CAPES 7). Doutor em Educação pela Unesp, Câmpus de Rio Claro. Atua como professor dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia do Câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), lecionando disciplinas como: Trabalho e Educação, Filosofia da Educação, Legislação Educacional, Metodologia do Trabalho Científico, Política Educacional, Sociologia da Educação etc. Atualmente é coordenador do curso de Pedagogia do Câmpus Campos do Jordão do IFSP. Pesquisa temáticas como: trabalho docente; formação inicial de professores da Educação Profissional; precarização do trabalho docente; trabalho do pedagogo na Educação Profissional; habitus professoral e institutos federais.

Profa. Dra. Walquiria de Rezende Tofanelli Alves [Lattes]

Graduada em licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2010-2014). Desenvolveu o mestrado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Campinas, na linha de Política, Cultura e Memória (UNICAMP/2015-2018). Desenvolveu o doutorado no Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP/2019-2024), na linha de História Política com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Pesquisas sobre Museus na América Latina (LAPEMAL/ CNPq), sediado no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. (MAE/USP). É integrante no projeto de pesquisa intitulado: Vidas em paralelo: um estudo sobre a trajetória política de Januário da Cunha Barbosa e José Clemente Pereira, 1824/1854. É membro do GT de História e Relações Internacionais da ANPUH/São Paulo. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Imperial. Possui interesses nos seguintes temas: Independência do Brasil, política e mercado no século XIX, liberalismo e imprensa.

Pedagogas do campus

Alexsandra Marta da Silva Alvarenga

Thaís Anita Silva Barros