logo-semat
logo-ifspcjo

21 de Maio de 2018

08:30 - 09:30
Câmara Municipal de Campos do Jordão

Depoimentos de alunos recém-formados no curso de Licenciatura em Matemática sobre a atuação em sala de aula e no mercado de trabalho

Mesa Redonda Ludmila Ariel Torquato, Paula Cristina de Almeida Pereira, Paula Gabriele da Silva Gomes

A importância de colocar em prática os conteúdos abordados durante a graduação deve ser vista como uma maneira de conhecimento na vida do docente.
Estar preparado para o mercado de trabalho também deve ser um objetivo proposto pelos cursos de licenciatura, pois a realidade encontrada pode não ser tão simples como esperada.
O intuito dessa mesa redonda é ouvir os depoimentos de ex alunos do curso de licenciatura em matemática o que eles encontraram após a conclusão do curso. Os que atuam em sala de aula e aqueles que optaram por outra área de trabalho.

Vagas disponíveis: 111
10:00 - 11:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 04

Acessibilidade e Design nos Recursos Didáticos para Educação Inclusiva

Minicurso Daniela Zanellato

A partir da discussão sobre o uso dos recursos didáticos para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, serão investigadas algumas possibilidades de construção e uso dos recursos didáticos na educação formal, salas de ensino regular e de atendimento educacional especializado, quanto na educação não formal, como na acessibilidade em museus e espaços culturais.

Vagas disponíveis: 8
10:00 - 11:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 05

Geometria Sona: Como ensinar Matemática através da cultura Africana

Minicurso Paula Gabriele da Silva Gomes

De acordo com leis que regem a Educação Nacional, o ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana é obrigatório e essencial para a formação do estudante. Com a Matemática não é diferente. Contudo, cada vez menos vemos tentativas de se aliar conhecimentos matemáticos à essas culturas. Por conta disso, nesse minicurso serão apresentadas atividades, bem como fatos históricos e culturais, unindo a Arte Africana e a Matemática, com o intuito de dinamizar o ensino da Matemática e também buscando a valorização dos conhecimentos dos povos responsáveis pela confecção e transmissão dos Sonas.

Vagas disponíveis: 4
10:00 - 11:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 10

Matemática e economia comportamental: por que nossas decisões tendem ao erro?

Minicurso André Andere

Com uma certa regularidade, quando o pertencimento de determinados assuntos da matemática ao currículo do ensino básico são alvos de críticas, surgem falas de pessoas fora do ramo da educação com dizeres do tipo “seria melhor ensinar os alunos sobre o imposto de renda do que esse tal de Bhaskára!”. Até que ponto isso faz sentido?
em certa medida, esse tipo de raciocínio parte de duas premissas que aparentemente nos parecem inegáveis: i) a questão financeira deve fazer parte da vivência escolar: ii) o professor de matemática está mais próximo do domínio de cálculos e resolução de problemas. O que novamente nos leva a refletir se tudo isso de fato procede.
O objetivo dessa fala é estabelecer algumas definições sobre educação financeira, educação matemática, matemática financeira e as formas como esses assuntos se relacionam em uma perspectiva multidisciplinar e transdiciplinar.

Vagas disponíveis: 0

22 de Maio de 2018

08:00 - 09:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 09

Construções Geométricas na Geometria Euclidiana e na Geometria Não Euclidiana Esférica com o software GeoGebra

Minicurso Maria Alice Monoo Pereira

A Geometria Esférica é o resultado do trabalho de Riemann em sua tese defendida para ser admitido na Universidade de Götttingen. Ele propôs um trabalho inédito sobre a superfície esférica, onde uma reta pode ser finita, mas é ilimitada, sendo representada como uma circunferência máxima, uma reta esférica. Neste minicurso utilizando o GeoGebra, software de geometria dinâmica, que oferta um ambiente que permite ao usuário simular, manipular, arrastar e alterar a orientação, aumentar ou diminuir o tamanho de construções de figuras geométricas no computador e mantendo as características originais do objeto base, construiremos novas ferramentas no software, que possibilitará uma visualização e entendimento das construções na Geometria Esférica obedecendo a mesma ideia das construções euclidianas.

Vagas disponíveis: 2
08:00 - 09:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 05

Iniciando o conceito de área: Um estudo com uma aluna Síndrome de Down.

Minicurso Evelin Aparecida Gomes Desiderio, Fabiane Guimarães Vieira Marcondes

: O presente minicurso tem como proposta refletir sobre a aprendizagem matemática de uma aluna Síndrome de Down. Será explorado o conceito de área de figuras geométricas planas com o auxílio do material barras de Cuisenaire, além disso, discutiremos as especificidades da Síndrome de Down, tais como, características e aprendizagem.

Vagas disponíveis: 7
08:00 - 09:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 02

Matemática financeira e educação financeira são a mesma coisa?

Minicurso Thiago Siqueira Santos

Com uma certa regularidade, quando o pertencimento de determinados assuntos da matemática ao currículo do ensino básico são alvos de críticas, surgem falas de pessoas fora do ramo da educação com dizeres do tipo “seria melhor ensinar os alunos sobre o imposto de renda do que esse tal de Bhaskára!”. Até que ponto isso faz sentido?
em certa medida, esse tipo de raciocínio parte de duas premissas que aparentemente nos parecem inegáveis: i) a questão financeira deve fazer parte da vivência escolar: ii) o professor de matemática está mais próximo do domínio de cálculos e resolução de problemas. O que novamente nos leva a refletir se tudo isso de fato procede.
O objetivo dessa fala é estabelecer algumas definições sobre educação financeira, educação matemática, matemática financeira e as formas como esses assuntos se relacionam em uma perspectiva multidisciplinar e transdiciplinar.

Vagas disponíveis: 0
10:00 - 11:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 10

O uso dos celulares no ambiente escolar: possibilidades e desafios.

Palestra Cristiane Klopsch

A importância da tecnologia no quotidiano já não pode ser mais questionada. Porém, percebe-se que a escola ainda tem muito que avançar nas reflexões e propostas de integração entre os processos de ensino-aprendizagem e o uso de tecnologias digitais. Diversas são as ferramentas que podem auxiliar os professores em suas práticas docentes, seja através de propostas de substituição, aumento, modificação ou redefinição no uso destas ferramentas.Nesta palestra será abordada a utilização do celular em sala de aula, desafios e sugestões para as práticas de ensino da matemática.

Vagas disponíveis: 79

23 de Maio de 2018

08:00 - 09:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 02

Atividades com construções geométricas através de dobraduras

Minicurso Mariana Beatriz Lelis de Lima

Construções geométricas por dobraduras, podem estabelecer resultados interessantes para o ensino de Matemática e Geometria, através da resolução de problemas geométricos e desenvolvimento de conceitos matemáticos.
Neste curso vamos observar a relação entre os axiomas do Origami e as construções da Geometria Euclidiana Plana. Abordaremos a resolução de dois problemas clássicos da Matemática e outras atividades onde a dobradura pode ser utilizada com uma grande aliada no ensino de Matemática.
Teremos uma pequena amostra de como o trabalho com dobraduras pode ser ao mesmo tempo divertido e um recurso valioso para aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio.

Vagas disponíveis: 0
08:00 - 09:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 05

O Desenho Universal nas aulas de Matemática.

Minicurso Priscila Coelho Lima

O minicurso irá trabalhar a concepção de Desenho Universal, o conceito de Desenho Universal Pedagógico e uma breve discussão sobre Educação Matemática Inclusiva, segundo o modelo social de deficiência. Os participantes serão convidados a pensar aulas inclusivas de matemática segundo tais pressupostos.

Vagas disponíveis: 0
08:00 - 09:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 10

Oficina de jogos

Oficina Responsáveis do LEM

A oficina tem o intuito de explorar e mostrar os jogos construídos pelos alunos de Licenciatura em Matemática do campus Campos do Jordão. A maioria dos jogos podem ser adaptados, seja para a matemática como para pessoas portadoras de deficiência. Dessa forma, será explorado na oficina os seguintes jogos: Jogo da velha 3D, Trilha adaptada, Dominó adaptado, Geoplano adaptado, Ludo Trigonométrico, Jogos da Memória Matemáticos, Tangram, Algeplan, Log Mágica, Ciclo Trigonométrico

Vagas disponíveis: 10
08:00 - 09:30
IFSP, campus de Campos do Jordão - Prédio 1 - Sala 09

Tópicos sobre Matemática financeira: Alguns tópicos que nós, e nossos alunos, deveríamos saber.

Minicurso Thiago Siqueira Santos

Com uma certa regularidade, quando o pertencimento de determinados assuntos da matemática ao currículo do ensino básico são alvos de críticas, surgem falas de pessoas fora do ramo da educação com dizeres do tipo “seria melhor ensinar os alunos sobre o imposto de renda do que esse tal de Bhaskára!”. Até que ponto isso faz sentido?
em certa medida, esse tipo de raciocínio parte de duas premissas que aparentemente nos parecem inegáveis: i) a questão financeira deve fazer parte da vivência escolar: ii) o professor de matemática está mais próximo do domínio de cálculos e resolução de problemas. O que novamente nos leva a refletir se tudo isso de fato procede.
O objetivo dessa fala é estabelecer algumas definições sobre educação financeira, educação matemática, matemática financeira e as formas como esses assuntos se relacionam em uma perspectiva multidisciplinar e transdiciplinar.

Vagas disponíveis: 0
10:00 - 11:30
Câmara Municipal de Campos do Jordão

Matemática no KrÚ da vida

Palestra Saulo Boni Marques

Motivar e estimular as pessoas a redescobrirem o verdadeiro sentido da matemática e física, mostrando através da comédia a essência destas disciplinas que se perderam ao longo do tempo, esta que para ser ensinada, não tomamos como objeto isolado da mente humana, e sim, veiculamos na prática, na história que rege cada personagem, na filosofia que a envolve, na literatura, na física, na humanização, socialização e tudo que se refere à relação do homem com a vida. Em geral, mostrar a importância para com uma formação mais completa e compreensiva, sem omissões da verdade, de modo que as pessoas venham a “aprender a aprender”, “aprender a conhecer”, “aprender a conviver”, “aprender a ser” e “conhecer para se libertar”. Fazendo com que os participantes venham ter uma nova visão sobre a questão: O que é, como é e para que serve Matemática? Assim, de uma forma divertida, conduzir a uma motivação de pensamento sobre o processo educacional, despertar o interesse no estudo em virtude do potencial da matemática no mercado em geral, o que pode ser feito no futuro em termos de tecnologia, ensino de qualidade com aplicabilidade no dia-a-dia e no campo profissional.

Vagas disponíveis: 29