Profa. Ana Luisa Borba Gediel

  • Universidade Federal de Viçosa
É antropóloga e professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na área de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, desde o ano de 2010. Ana Luisa é professora vinculada ao programa de pós-graduação em Letras, na linha de pesquisa "Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas". Também é professora do Mestrado interinstitucional em Antropologia Social realizado em parceria entre o PPGAS/Muse Nacional/UFRJ e o DCS/UFV. É pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa do CNPq: Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas (CEALI) e ao Núcleo de Estudos em Antropologia, Política, Direitos e Diversidade - DIVERSA. Desenvolve pesquisas referentes às Pessoas Surdas que utilizam a LIBRAS como primeira língua e sua relação com diferentes contextos socioculturais.

Prof. Antonio Ferreira

  • Colégio de Aplicação UFRJ
Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado e Doutorado em Letras Neolatinas pela UFRJ. Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo (LAEL/PUCSP) e em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Atualmente, é Professor de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Colégio de Aplicação. Lecionou durante dez anos no Cefet/Rj, campus Maracanã. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de espanhol, formação de professores de Letras/ Espanhol nos Institutos Federais, narrativas docentes, pesquisa narrativa, ensino de espanhol nos Institutos Federais e ensino de espanhol para fins específicos.

Profa. Eliete Silveira

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui Bacharelado e Licenciatura em Português-Literaturas (1990), mestrado e doutorado em Letras Vernáculas (1996, 2003) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (2013-2014) com financiamento da CAPES. É membro efetivo do GT de Sociolinguística da ANPOLL e associada à ABRALIN. Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado II na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação e pós-graduação, bem como em projetos de extensão universitária. Participa de eventos nacionais e internacionais, divulgando sua pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, ênfase em Língua Portuguesa, envolvendo os seguintes temas: aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita e teorias fonológicas; ensino, variação e mudança linguísticas; estudos de base sociolinguística nos diferentes níveis da língua.

Prof. José Luiz Fiorin

  • Universidade de São Paulo
É licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1970), tem mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1983). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris) (1983-1984) e na Universidade de Bucareste (1991-1992). Fez livre-docência em Teoria e Análise do Texto na Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2000-2004) e Representante da Área de Letras e Linguística na CAPES (1995-1999). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente em temas relacionados à enunciação. Além de muitos artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, publicou diversos livros.

Profa. Juliana Souza Topan

  • Instituto Federal de São Paulo
É licenciada em Letras, mestre em Educação e doutoranda em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Há 20 anos na área educacional, atualmente leciona para o ensino médio e superior no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Entre 2005 e 2015, trabalhou como colaboradora editorial, principalmente para as editoras Ática, Moderna e Saraiva, produzindo conteúdos metodológicos voltados para professores, suportes de compreensão leitora para estudantes, além de atuar como consultora e avaliadora de originais de literatura juvenil. Escritora ficcional, sob o pseudônimo de Lia d’Assis, publicou “Embaixo da Cama” (infantil, 2013) e “Janelas Abertas” (juvenil, 2014), ambos pela Editora Adonis; e “Nem asas pelos ares” (poesia, 2017), pela editora Urutau.

Prof. Marcello Marcelino

  • Universidade Federal de São Paulo
Possui graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Linguística pela Unicamp. Atualmente é professor adjunto na UNIFESP no departamento de Letras. Atuou como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo durante 15 anos (1997-2012) e coordenou o curso de extensão "Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados" pela PUC-COGEAE de 2008 a 2012. Atuou como professor convidado na pós-graduação lato sensu em Língua inglesa da Universidade São Judas Tadeu de 1998 a 2008. Atua na área de Linguística do inglês, em aquisição de L2, bilinguismo, sintaxe comparativa português/inglês.

Prof. Orlando Vian Jr.

  • Universidade Federal de São Paulo
Professor associado atuando no Departamento de Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos, Orlando Vian Jr é mestre (1997) e doutor (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolveu estágio pós-doutoral sob supervisão de Antoneita Celani na PUC-SP (2010) e sob supervisão de James R. Martin na Universidade de Sydney, Austrália (2014). Foi professor na graduação e pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Suas áreas de ensino, publicação e pesquisa incluem: ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira, formação do professor de línguas, análise e ensino de gêneros do discurso, tomando-se por base a Linguística Sistêmico-Funcional.

Profa. Renata Philippov

  • Universidade Federal de São Paulo
Possui bacharelado em Letras (Português/Inglês/Francês) pela Universidade de São Paulo (1994), licenciatura em Letras (Português/Inglês/Francês) pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2005), pós-doutorado em Linguística Aplicada pelo LAEL/PUCSP (2015) e em Teoria Literária e Literatura Comparada pelo DTLLC/FFLCH-USP (2018). É Professora Associada 1 do Departamento de Letras e credenciada no Programa de Mestrado em Letras da UNIFESP-campus Guarulhos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire, Machado de Assis, estudos de recepção literária e literatura comparada e questões de inter e transdisciplinaridade.