Profa. Dra. Leda Scheibe

  • UFSC
  • Mesa Redonda
    • Pedagogia, formação e trabalho do pedagogo
A profa. Dra. Leda Scheibe é mestre, doutora e pós-doutora em educação.  Professora Titular Emérita, aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisadora na área de Políticas de Formação de Professores para a Educação Básica, recebeu o Prêmio Destaque Pesquisador da UFSC (50 Anos) em 2010. Desde 2001, membro do corpo permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina). Foi membro do CTC da Educação Básica da Capes de 2008 a 2014. Presidente Nacional da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), de 2000 a 2002; Vice-Presidente da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação), em quatro gestões: 1985-1986, 1987-1989; 2009-2011 e 2011-2013; Membro da diretoria da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração em Educação), gestão 2015-2017 e 2017 2019. Representante da Anped no Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina. Atual Editora da Revista Retratos da Escola (Esforce/CNTE). Participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Educação, Políticas Públicas e Cidadania (UNOESC); e Rede Ibero Americana de Pesquisa em Políticas e Processos de Educação Superior (UNICAMP)

Profa. Dra. Raquel Quirino

  • CEFET MG
  • Conferência
    • Formação e atuação do/a pedagogo/a no Brasil: desafios e possibilidades
    Mesa Redonda
    • Pedagogia, formação e trabalho do pedagogo
A profa. Dra. Raquel Quirino Gonçalves é pedagoga, com doutorado e pós-doutorado em educação pela UFMG. Atualmente trabalha como docente do CEFET MG, atuando como docente do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e do Programa em Pós-Graduação em Educação Tecnológica. É Líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Qualificação Profissional - FORQUAP no CEFET-MG. Pesquisadora e Docente nas áreas: Divisão Sexual do Trabalho; Trabalho-Educação; Relações de Gênero na Ciência & Tecnologia e na Educação Tecnológica; Didática e Formação Docente. Atua também como Consultora e Palestrante Educacional e Organizacional.

Profa. Dra. Sandra Urbanetz

  • IFPR
  • Mesa Redonda
    • Pedagogia, formação e trabalho do pedagogo
A profa. Dra. Sandra Terezinha Urbanetz é pedagoga, mestre, doutora e pós-doutora em educação. Professora concursada do Instituto Federal do Paraná (2010), Campus Curitiba, professora da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio, disciplina: Trabalho e Educação. Docente da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio e do Programa de Mestrado em Educação Profissional - ProfEPT, disciplina: Bases Conceituais da EPT. Diretora de Ensino Médio e Técnico - PROENS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Educação e Tecnologia Social - TRETS. Projetos de Pesquisa: Formação de Professores e Os egressos do Ensino Médio Técnico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Educação, Formação de Professores e Educação Profissional.